Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná e Vilhena ficam sem creches, critica Jesualdo



O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) criticou hoje o Programa do Governo Federal que irá construir creches em 223 cidades do País em 2011. O programa, apesar de contemplar Rondônia, deixou de fora as cidades de Ji-Paraná e Vilhena, que estão entre as maiores do Estado. Jesualdo disse que entrou em contato com os deputados e senadores da bancada federal do Estado para que a situação seja revista pelos Ministérios do Planejamento e Educação.

O fato, segundo Jesualdo Pires, é que o Governo Federal selecionou os municípios que receberão recursos para construção de creches por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Nesse grupo, 223 municípios receberão verba para construção de 520 creches para atender crianças de zero a três anos de idade. A lista de cidades contempladas inclui municípios com mais de 50 mil habitantes: caso de Ji-Paraná e Vilhena. Entretanto, em Rondônia serão contemplados os municípios de Porto Velho com seis unidades, Ariquemes, Cacoal e Jorge Teixeira, com uma unidade cada. “Nada contra esses municípios, mas Ji-Paraná e Vilhena pela sua densidade populacional e pela alta carência de creches para o ensino inicial, deveria estar entre as cidades agraciadas com esses recursos. Por isso estamos solicitando junto a Bancada Federal de Rondônia para que se mobilize, visando incluir Ji-Paraná e Vilhena no Programa como prioridade do Estado. Atualmente, apenas cerca de 20% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso a creches no país. Essa porcentagem em Rondônia, infelizmente é muito maior”, ressaltou Jesualdo.

Para o parlamentar essa é uma questão que deve ser revista com rapidez, pois após a divulgação da lista dos municípios contemplados, começa o processo de assinatura dos termos de compromisso pelo Ministério do Planejamento, para posterior repasse dos recursos através do MEC .


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)