Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 05h11
Um dos problemas mais graves das unidades prisionais é o gerenciamento de vagas, para o qual deve haver ajuste de distribuição, o que evita inflar algumas em favorecimento de outras.
Essa é a constatação da promotora Eiko Danieli Vieira Araki, da 4ª Promotoria de Justiça, em Ji-Paraná, ”Isso não pode acontecer, pois se houver algum problema, a responsabilidade também é do juiz e do promotor da execução penal”, ela alertou.
A equipe técnica da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) prosseguiu, nesta cidade, a inspeção a unidades prisionais em Rondônia. O secretário de Justiça, Marcos Rocha explanou à promotora suas metas e intenções no cargo recentemente assumido. Analisou reivindicações e projetou providências que a Sejus deverá tomar para ampliar melhorias no sistema prisional no município.
Para a promotora Eiko, é importante ver a possibilidade de um sistema que possibilite o acompanhamento do quantitativo de apenados dentro das unidades. A instalação dessa ferramenta facilitará muito o nosso trabalho”, destaca. Já a presidente do Conselho da Comunidade, Neusa Trevisani informa que existe um recurso disponibilizado na Sejus para ser investido no conselho de Ji-Paraná para apoiar as melhorias dentro das unidades prisionais e pediu providências para que o repasse aconteça com mais brevidade.
“O investimento dessa verba no conselho é de grande importância para o município, um verdadeiro passo para as melhorias”, comenta.
O secretário Marcos Rocha explicou que pretende apresentar cronograma de cumprimento das diversas ações, principalmente a infraestrutura de unidades prisionais.
Entre outras medidas propostas, ele combinou a reestruturação da gerência de projetos que consolidem ações captadoras de recursos no Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Após a reunião, as autoridades visitaram e inspecionaram unidades prisionais, onde apuraram demandas para providências e soluções.
Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes
Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)