Sábado, 13 de fevereiro de 2010 - 09h20
“Este é o projeto que o município está precisando para atender a demanda atual”. Esta afirmativa é do prefeito José de Abreu Bianco (DEM) ao assinar o projeto básico de infraestrutura de Ji-Paraná para 2010 que prevê a pavimentação e drenagem de águas pluviais em 120 quilômetros de ruas, e a canalização e urbanização de igarapés no município.
O projeto básico foi assinado na manhã de ontem e será levado a Brasília pelo Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, onde vai ser entregue ao senador Valdir Raupp (PMDB) que buscará junto ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 130 milhões, via inclusão de Ji-Paraná no Programa de Aceleramento do Crescimento 2 (PAC 2), valor este necessário para implantação deste projeto.
“Pela importância de Ji-Paraná no cenário estadual, pela credibilidade e competência da atual administração municipal e pelo empenho do Senador Valdir Raupp em incluir Ji-Paraná no PAC 2, consideramos este momento ímpar. Porto Velho já foi bastante privilegiado com investimentos do PAC, agora acreditamos que é a nossa vez. O Ministério das Cidades, que viabiliza recursos para investimento em infraestrutura e também é um importante executor do PAC, trabalha em perfeita harmonia com o Palácio do Planalto, o que contribuirá para conseguirmos os recursos necessário à implantação deste grande projeto em Ji-Paraná”, explicou Rui,. O Secretário também ressalta o atual trabalho do Governo Federal que está se empenhando ao máximo para estruturar cada vez mais os municípios brasileiros, dotando-os de infraestrutura adequada a suportar esses acidentes climáticos que têm acometido diversas localidades. “Sabemos que hoje a prioridade do Governo Federal é a destinação de recursos para serem aplicados em pavimentação e drenagem, e implantação de saneamento básico e tratamento de água. Consideramos este projeto de Ji-Paraná bastante adequado a essas prioridades”, esclareceu Rui.
O projeto, que foi elaborado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Governo, será entregue ao Senador Valdir Raupp após o feriado do carnaval. Ao todo serão 120 quilômetros de recapeamento, pavimentação com bloquetes e asfalto, além da canalização e urbanização de igarapés O trabalho de canalização e urbanização acontecerá nos igarapés Riachuelo, Lambari, Água Pura e 2 de Abril.
Perfil do município
É com objetivo de criar um documento que divulgue todos os aspectos de Ji-Paraná, principalmente nas áreas sócio-econômica, que está sendo criado o perfil do município. Segundo Rui, esse perfil norteará os parlamentares quanto às áreas de onde há maior necessidade de investimentos. Para a criação deste documento, o Prefeito Bianco baixou um Decreto criando uma comissão multidisciplinar, composta por geógrafo, arquitetos, jornalista, estatística, pedagogo, design gráfico, entre outros, que já está trabalhando na elaboração deste documento.
“É de grande importância para o município ter um documento deste porte atualizado. Muitas vezes sentimos necessidade de apresentar o nosso município e não temos todas as informações em um só local”, comentou o Secretário.
As primeiras informações já reunidas para a criação do perfil serão enviadas a Brasília juntamente com o projeto básico de infraestrutura.
Fonte: Adriana Albuquerque
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada