Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná aumenta 30% emissão de carteira de identidade


Em apenas três dias a procura pela emissão da carteira de identidade em Ji-Paraná teve um aumento de 30%, informa do diretor do departamento Jonatas de França Paiva.

Ele atribui esse aumento à nova Lei 12.687/2012 sancionada no dia 18 julho pela presidenta Dilma Russef [PT], que garante a gratuidade na primeira emissão da carteira de identidade em todo território nacional.

“Essa Lei representa a sensibilidade da mulher, que agora possibilita aos menos favorecidos o direito de adquirir gratuitamente o seu documento de identificação”, declarou Jonatas.

Uma média de 40 carteiras de identificação são feitas diariamente no Shopping Cidadão que atende de segunda a sexta das 8h às 19h. O prazo para a entrega das carteiras é de 60 dias.

Para fazer o pedido da primeira via do documento é preciso apresentar duas fotos 3x4, além de Certidão de Nascimento e/ou de Casamento original. E quem já possuir CPF deve apresentar o documento para ser anotado na cédula de identidade. A 2ª via do documento também é gratuita para as vítimas de roubo ou furto mediante apresentação do boletim de ocorrência.

Fonte: Paulo Sérgio
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)