Terça-feira, 25 de maio de 2010 - 14h20
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) abordou durante esta semana durante o lançamento da 31ª Expojipa, um assunto que deverá ser a grande missão das feiras agropecuárias em todo o Estado de Rondônia a partir deste próximo mês: buscar promover o desenvolvimento rural, apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e, prioritariamente, motivar negócios nas diversas atividades e serviços agropecuários e agrícolas.
Jesualdo alertou que apesar das feiras em Rondônia ter caráter festivo para a população com os atrativos de vários shows musicais, os organizadores não podem perder o foco na movimentação econômica do setor no Estado.
“O agronegócio é o responsável direto por cerca de 32% do PIB nacional e um dos setores que mais geram empregos no País. Em Rondônia não é diferente, o agronegócio é uma das principais molas propulsoras do Estado e com o inicio das feiras agropecuárias, Rondônia tem a oportunidade de alavancar o percentual lucrativo do setor e impulsionar o desenvolvimento rural, especialmente das famílias de produtores agrícolas”.
Para o deputado, as feiras têm a difícil missão de atender um público diferenciado, que busca sobre tudo, auxilio na gestão de seus negócios e investimentos que sejam rentáveis. As feiras devem ser uma oportunidade de negócios e um parâmetro de tendências para o futuro do mercado, especialmente com a exposição de novas tecnologias existentes no mercado.
O deputado citou como exemplo projetos inovadores lançados em Rondônia que estão dando certo porque oferecem novas técnicas e serviços de extensão que abrangem todas atividades desenvolvidas na propriedade rural, caso do Propeixe, Semear e Proleite desenvolvidos pela Emater-RO e Governo do Estado.
“As feiras devem manter o foco de ação voltado para a principal atividade econômica do Estado, como acontece nos grandes centros do País. É o momento propício para o setor se reavaliar e voltar suas ações para melhorar a qualidade de seus produtos, ganhar novos mercados e aumentar o poder de nossos investidores no setor”, concluiu
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)