Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

JESUALDO PIRES: Feiras Agropecuárias devem focar negócios


 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) abordou durante esta semana durante o lançamento da 31ª Expojipa, um assunto que deverá ser a grande missão das feiras agropecuárias em todo o Estado de Rondônia a partir deste próximo mês: buscar promover o desenvolvimento rural, apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e, prioritariamente, motivar negócios nas diversas atividades e serviços agropecuários e agrícolas.

Jesualdo alertou que apesar das feiras em Rondônia ter caráter festivo para a população com os atrativos de vários shows musicais, os organizadores não podem perder o foco na movimentação econômica do setor no Estado.

“O agronegócio é o responsável direto por cerca de 32% do PIB nacional e um dos setores que mais geram empregos no País. Em Rondônia não é diferente, o agronegócio é uma das principais molas propulsoras do Estado e com o inicio das feiras agropecuárias, Rondônia tem a oportunidade de alavancar o percentual lucrativo do setor e impulsionar o desenvolvimento rural, especialmente das famílias de produtores agrícolas”.

Para o deputado, as feiras têm a difícil missão de atender um público diferenciado, que busca sobre tudo, auxilio na gestão de seus negócios e investimentos que sejam rentáveis. As feiras devem ser uma oportunidade de negócios e um parâmetro de tendências para o futuro do mercado, especialmente com a exposição de novas tecnologias existentes no mercado.

O deputado citou como exemplo projetos inovadores lançados em Rondônia que estão dando certo porque oferecem novas técnicas e serviços de extensão que abrangem todas atividades desenvolvidas na propriedade rural, caso do Propeixe, Semear e Proleite desenvolvidos pela Emater-RO e Governo do Estado.

“As feiras devem manter o foco de ação voltado para a principal atividade econômica do Estado, como acontece nos grandes centros do País. É o momento propício para o setor se reavaliar e voltar suas ações para melhorar a qualidade de seus produtos, ganhar novos mercados e aumentar o poder de nossos investidores no setor”, concluiu

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: