Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JESUALDO PIRES: Feiras Agropecuárias devem focar negócios


 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) abordou durante esta semana durante o lançamento da 31ª Expojipa, um assunto que deverá ser a grande missão das feiras agropecuárias em todo o Estado de Rondônia a partir deste próximo mês: buscar promover o desenvolvimento rural, apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e, prioritariamente, motivar negócios nas diversas atividades e serviços agropecuários e agrícolas.

Jesualdo alertou que apesar das feiras em Rondônia ter caráter festivo para a população com os atrativos de vários shows musicais, os organizadores não podem perder o foco na movimentação econômica do setor no Estado.

“O agronegócio é o responsável direto por cerca de 32% do PIB nacional e um dos setores que mais geram empregos no País. Em Rondônia não é diferente, o agronegócio é uma das principais molas propulsoras do Estado e com o inicio das feiras agropecuárias, Rondônia tem a oportunidade de alavancar o percentual lucrativo do setor e impulsionar o desenvolvimento rural, especialmente das famílias de produtores agrícolas”.

Para o deputado, as feiras têm a difícil missão de atender um público diferenciado, que busca sobre tudo, auxilio na gestão de seus negócios e investimentos que sejam rentáveis. As feiras devem ser uma oportunidade de negócios e um parâmetro de tendências para o futuro do mercado, especialmente com a exposição de novas tecnologias existentes no mercado.

O deputado citou como exemplo projetos inovadores lançados em Rondônia que estão dando certo porque oferecem novas técnicas e serviços de extensão que abrangem todas atividades desenvolvidas na propriedade rural, caso do Propeixe, Semear e Proleite desenvolvidos pela Emater-RO e Governo do Estado.

“As feiras devem manter o foco de ação voltado para a principal atividade econômica do Estado, como acontece nos grandes centros do País. É o momento propício para o setor se reavaliar e voltar suas ações para melhorar a qualidade de seus produtos, ganhar novos mercados e aumentar o poder de nossos investidores no setor”, concluiu

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)