Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo Pires e Cahulla discutem 'Cidade Limpa'



Cahulla discute Cidade Limpa e apoio para municípios com deputado, prefeitos e vereadores

Responsável pela coordenação do programa Cidade Limpa, que já iniciou os trabalhos em Vilhena e Ouro Preto, o vice-governador João Cahulla recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (6), o deputado estadual Jesualdo Pires, os prefeitos de Presidente Médici, Zé Ribeiro, e de Vale do Paraíso, Charles Gomes, além dos vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Pedroso (presidente da Câmara), Cleiton Roque e Celso Bueno. Em pauta, a discussão de ações em parceria do Governo do Estado com os municípios, a liberação de convênios e a definição da agenda de trabalho das máquinas do Cidade Limpa.

"Estamos recebendo os pedidos dos municípios e definindo os locais que serão beneficiados tão logo o serviço seja concluído em Ouro Preto e Vilhena. Esse roteiro é definido com base na proximidade dos municípios e também na necessidade dos trabalhos. Com o final do período das chuvas, o trabalho vai render ainda mais", explicou Cahulla.

O deputado Jesualdo acompanhou o prefeito de Pimenta, Zé Ribeiro, junto com o secretário municipal de Administração e Planejamento, Gilvan Castro. "O prefeito nos apresentou a necessidade de o município ser atendido pelas máquinas do Cidade Limpa, que é coordenado pelo vice-governador, que de pronto nos atendeu e a previsão é de que o maquinário inicie os trabalhos no município já no começo do próximo mês de junho", disse Jesualdo.

A solicitação do Cidade Limpa também foi feita pelo prefeito de Vale do Paraíso, que discutiu ainda a liberação de recursos do Fundo de Infra-Estrutura de Transportes e Habitação (Fitha). "O município enfrenta dificuldades e o apoio do Governo, da Assembléia, da Câmara e dos demais poderes é decisivo para superarmos esse desafio", afirmou o prefeito.


Vereadores de Pimenta anunciam economia e fazem pedido


A comitiva de vereadores de Pimenta oficializou ao vice-governador que a Câmara tem se desdobrado em economizar recursos de seu orçamento, para devolver aos cofres da Prefeitura. "O governador Ivo Cassol anunciou que para cada R$ 1,00 economizado pelos legislativos municipais, o Governo do Estado liberaria R$ 2,00 em convênios com o município", declarou o vereador Pedroso, sem adiantar o valor que já foi economizado pela Câmara no exercício atual. "Mas, já fizemos uma economia significativa", completou o vereador Celso Bueno.

Os vereadores também apresentaram um pedido para que as cerca de 120 famílias da Kapa 40 sejam beneficiadas com horas máquinas gratuitas do Programa de Mecanização Agrícola (Promec).

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)