Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JESUALDO PIRES: Doação de terras beneficia 1500 famílias


JESUALDO PIRES: Doação de terras beneficia 1500 famílias   - Gente de Opinião

A quadra poliesportiva da escola Jardim dos Migrantes ficou lotada na manhã de sábado (13) durante a assinatura simbólica da compra da área de 250 hectares que custaram aos cofres do Estado R$ 1,3 milhão. A aérea será doada a cerca de 1.500 famílias que há anos moram no Bairro Novo Ji-Paraná, Vila Agrícola e Vila Rondônia.

A compra pelo Governo do Estado foi realizada após os deputados Estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSDB) terem apresentado emendas ao orçamento do Estado de mais R$ 1,3 milhão para que as famílias tivessem o beneficio assegurado.

A regularização das terras irá beneficiar com o direito à moradia as pessoas quem se enquadram no perfil de baixa renda.

As terras estavam em litígio desde a década de 70 quando foram vendidas para o Governo do Estado na época do então Governador Jerônimo Santana. As parcelas da compra não foram quitadas e os proprietários José Milton Rios e Etelvina Bentes Rios entraram na justiça para reaver o bem. Com o passar dos anos as terras foram invadidas e hoje abriga mais de 5 mil pessoas.

Ação conjunta do Governo do Estado, Prefeitura de Ji-Paraná e dos dois deputados colocaram fim na disputa jurídica de mais de 30 anos.

Para o deputado Jesualdo Pires, a doação das terras é uma situação que veio fazer justiça aos antigos proprietários e beneficiar aqueles que precisam de um pedaço de terra para morar. "Em momento algum vamos estimular invasões ou dar jeitinho para legalizar a indústria da desordem. No entanto, neste caso especifico do Novo Ji-Paraná, nós conseguimos encontrar a saída mais acertada. A população daquele bairro poderá em fim receber os benefícios dos poderes públicos", disse.

Cassol disse que, aqueles que estão na área e não se enquadram no perfil de rendimento até três salários mínimos e não tem outra propriedade, terão que pagar pelo terreno. "Isso é o que determina uma lei federal e não podemos estimular a especulação imobiliária sob pena de prejudicar quem realmente precisa. Aqueles que acharam que nossa ação para conseguir regularizar esta área tratava-se de promessa de campanha, caíram do cavalo", ressaltou Cassol.

Durante a solenidade o Governo do Estado também realizou a doação de uma área de 324 hectares para a unidade de Ji-Paraná do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que terá as aulas iniciadas em fevereiro de 2009.

Fonte: Relvanir Campos

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)