Porto Velho (RO) sábado, 23 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo Pires confirma construção do CETESI



 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná) esteve reunido ontem (10) com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú, e recebeu a confirmação de que o Centro de Tecnologias do Sistema Indústria (CETESI) está liberado para construção na cidade de Ji-Paraná.

Jesualdo Pires foi um dos principais incentivadores para que o centro fosse instalado em Ji-Paraná pelo fato de o município ser uma cidade pólo, e poderá estender as oportunidades  para os funcionários das empresas do sistema indústria e para a comunidade de Ji-Paraná e de outros municípios com a capacitação nos diversos cursos que serão oferecidos.

O deputado agradeceu o empenho do presidente do sistema indústria, Denis Baú, para que o centro se torne uma realidade e elogiou a sensibilidade do presidente da FIERO em agilizar o projeto e o início das obras.

Conforme o presidente, o deputado tem participado de perto do processo de implantação do Centro Tecnológico. "Recebemos com grande satisfação a visita do deputado Jesualdo Pires, que veio a Federação com o objetivo de discutir conosco o cronograma da obra do CETESI assim como o avanço dos trabalhos deste complexo que abrigará as unidades do Sistema Indústria", ressaltou Denis Baú.

O investimento total da obra será de aproximadamente R$ 5 milhões, dividido em duas etapas. O terreno com mais de três hectares já foi doado pela prefeitura do municipal. O complexo todo terá área urbanizada de 27 mil m² e a área construída será de aproximadamente 5.000 m².

No CETESI será oferecida educação profissional (aprendizagem industrial, habilitação técnica, qualificação e aperfeiçoamento) para cerca de 1.200 jovens e adultos em 10 salas de aula.

As ações a serem desenvolvidas no Centro de Tecnologias serão nas seguintes áreas: Educação de Jovens e Adultos (alfabetização, ensino fundamental e médio); saúde (saúde e segurança do trabalhador, atendimento clínico); treinamento e capacitação empresarial; Núcleo de Inovação e Empreendedorismo; estágios e Banco de Talentos; Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores; e centro de convenções.

O CETESI terá laboratórios de Informática (hardware e software); eletroeletrônica (predial e industrial, analógica e digital); alimentos (pedagógico e plantas; piloto - leite e carnes/embutidos); solos e concretos, além de ambientes pedagógicos para recebimento de unidades móveis.

Fonte: Relvanir Campos

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie