Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo e Anselmo defendem permanência do Curso de Engenharia em Ji-Paraná


 
Curso corre risco de ser transferido para Porto Velho

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná) e o deputado federal Anselmo de Jesus (PT) defenderam hoje (19) a permanência do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia no campus da  cidade de Ji-Paraná.

Professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade reclamam de falta de estrutura e estão se mobilizando para levar o Curso para a cidade de Porto Velho, onde seria criado um centro de engenharia.

Jesualdo e Anselmo mantiveram contato com os diretores da Instituição em Ji-Paraná, a quem relataram a luta da sociedade ji-paranaense em trazer o curso para o Município e se comprometeram a buscar maiores investimentos para o Campus, visando fortalecer a estrutura do curso.

“Não podemos admitir que essa mudança aconteça. A instalação do curso de Engenharia Ambiental foi uma conquista de toda a sociedade de Ji-Paraná e seria um contra-senso esta transferência para Capital, uma que já foram realizados vários investimentos nos laboratórios e na construção do prédio para abrigar as dependências do curso”, ressaltou Jesualdo.

De acordo com o deputado federal Anselmo, “o curso é de grande importância para toda a sociedade e é preciso diálogo e bom senso diante dessa situação”. “Não podemos permitir que os alunos percam o direito conquistado de se graduar na profissão que escolheram, e que a comunidade jiparanaernse e região percam essa conquista”, disse Anselmo.

A transferência do curso para o Campus de Porto Velho já foi discutida e aprovada pelos professores do Departamento de Engenharia e deverá ser apresentada a reitoria da Universidade na Capital. No entanto, conforme o diretor da Unir professor, Gunther Brucha, a proposta deve voltar a ser discutida pela direção da Universidade.

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)