Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo e Anselmo defendem permanência do Curso de Engenharia em Ji-Paraná


 
Curso corre risco de ser transferido para Porto Velho

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná) e o deputado federal Anselmo de Jesus (PT) defenderam hoje (19) a permanência do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia no campus da  cidade de Ji-Paraná.

Professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade reclamam de falta de estrutura e estão se mobilizando para levar o Curso para a cidade de Porto Velho, onde seria criado um centro de engenharia.

Jesualdo e Anselmo mantiveram contato com os diretores da Instituição em Ji-Paraná, a quem relataram a luta da sociedade ji-paranaense em trazer o curso para o Município e se comprometeram a buscar maiores investimentos para o Campus, visando fortalecer a estrutura do curso.

“Não podemos admitir que essa mudança aconteça. A instalação do curso de Engenharia Ambiental foi uma conquista de toda a sociedade de Ji-Paraná e seria um contra-senso esta transferência para Capital, uma que já foram realizados vários investimentos nos laboratórios e na construção do prédio para abrigar as dependências do curso”, ressaltou Jesualdo.

De acordo com o deputado federal Anselmo, “o curso é de grande importância para toda a sociedade e é preciso diálogo e bom senso diante dessa situação”. “Não podemos permitir que os alunos percam o direito conquistado de se graduar na profissão que escolheram, e que a comunidade jiparanaernse e região percam essa conquista”, disse Anselmo.

A transferência do curso para o Campus de Porto Velho já foi discutida e aprovada pelos professores do Departamento de Engenharia e deverá ser apresentada a reitoria da Universidade na Capital. No entanto, conforme o diretor da Unir professor, Gunther Brucha, a proposta deve voltar a ser discutida pela direção da Universidade.

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)