Sábado, 5 de agosto de 2017 - 07h05
O deputado Jean Oliveira, no inicio da semana, esteve reunido no município de Rolim de Moura, com a Associação dos Apicultores Chapada dos Parecis – Apis, quando se discutiu formas de fortalecer a associação e a apicultura na Zona da Mata e no Estado de Rondônia.
Os associados da Apis se reuniram com deputado para solicitar ajuda na aquisição de um equipamento para produzir cera aveolada, no valor de 150 m il reais, equipamento que vai atender os produtores da Zona da Mata. Cera alveolada é uma lâmina de cera de abelha prensada.
Jean Oliveira comprometeu-se que irá ajudar na aquisição do equipamento e discutiu com os apicultores sobre a produção de mel na zona da mata e sobre as necessidades desse segmento produtivo. O presidente da Apis, José Aparecido Buziquia, o Zinho, informou que os associados se reúnem regularmente e discutem metas de produção, propõe soluções para as necessidades de sua associação entre outros assuntos de interesse da categoria.
A Apis é uma entidade que agora em setembro de 2017 completa 28 anos de atividade apícola. A criação de abelhas tem beneficiado dezenas de famílias em toda a zona da mata e mostrado ao estado que ainda existem diferentes potencialidades de produção que necessitam ser mais bem exploradas.
O presidente da associação, o Zinho, agradeceu ao deputado por ter ido discutir com o segmento dos produtores de mel de abelha e também a disponibilidade de ajudar na aquisição do equipamento para produção de cera alveolada. “ Nós defendemos a tese que o produtor rural precisa se organizar em entidades como associações e cooperativas e a Apis desde já pode contar com nosso apoio”, disse Jean Oliveira.
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho
O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)