Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 19h00
O deputado Jean Oliveira (PSDB) participou no último final de semana de reunião com técnicos e funcionários da Emater e com representantes de associações de produtores rurais de Alta Floresta do Oeste. Foram discutidas melhorias na forma de organização das associações para assim somar força e ganhar peso no mercado, com mais facilidade na compra de insumos e venda da produção e no poder de reivindicação.
O município de Alta Floresta possui 36 associações de produtores rurais e a reunião teve por pauta principal o incentivo ao associativismo. Participaram da reunião, os vereadores Nelsinho e Luis Lana, e ainda o gerente do escritório da Emater em Alta Floresta, Paulo Albuquerque, o Paulo Bola.
O deputado Jean Oliveira disse que a união dos pequenos produtores em associações torna possível a aquisição de insumos e equipamentos com menores preços e melhores prazos de pagamento, como também o uso coletivo de tratores, colheitadeiras, caminhões para transporte, etc.
Ele explicou que esses recursos, quando divididos entre vários associados, se tornam acessíveis e o produtor sai lucrando, pois reúne esforços em benefício comum, bem como o compartilhamento do custo da assistência técnica do agrônomo, do veterinário, de tecnologias e de capacitação profissional.
Outro ponto discutido na reunião foi quanto a participação das mulheres nas associações. “Elas têm participação efetiva na agricultura familiar e, no entanto, é sentida a ausência da força feminina nas associações de produtores rurais. Ficou decido que será feito um trabalho buscando trazer a mulher para se associar e participar de forma efetiva das associações”, destacou Jean.
Um ponto marcante que ficou decidido na reunião foi quanto à criação da Central das Associações de Produtores Rurais de Alta Floresta do Oeste. Segundo Jean Oliveira, esta é uma demonstração de amadurecimento político que as associações de produtores rurais de Alta Floresta estão dando.
“Isso vai fortalecer sobremaneira o poder político e de reivindicação dos produtores rurais de Alta Floresta. Nós só temos que incentivar e apoiar”, disse o deputado.
Jean Oliveira se comprometeu em apresentar emenda parlamentar para a aquisição de uma moto para cada associação e assim ajudar no deslocamento para resolver questões da entidade. Ele também afirmou que ajudará a associação ser declarada de utilidade pública.
Fonte: Ascom
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav
Um passo importante para reforçar o compromisso da gestão municipal, em especial com pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Porto Vel
Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho
Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por