Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JARU: Meio ambiente e assédio moral em Ciclo de Palestras da OAB



A Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia (OAB/RO), em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), realizou na noite da última sexta-feira (05/06), na sede da Subseção de Jaru, o “9º Ciclo de Palestras nas Subseções 2009”. O evento contou com a participação de três conceituados juristas que proferiram palestras em temas variados a advogados, acadêmicos e outros operadores do Direito.

Após a apresentação de um vídeo institucional com algumas das ações da OAB no Estado, o diretor previdenciário do INSS, advogado Adércio Dias Sobrinho abordou o tema: “Direito Previdenciário” e falou sobre a renúncia à utilização da via administrativa para discussão da pretensão, decorrente da propositura de ação judicial e explanou sobre aposentadoria rural, entre outros. Ele disse que são julgados de 500 a 600 recursos por mês, mas a meta ainda é chegar aos 800 julgamentos mensais.

Outro palestrante foi o desembargador do Trabalho Vulmar de Araújo Coelho Júnior, com o tema: “Indenizações na Justiça do Trabalho – Dano Moral e Assédio”, que abordou tópicos como: fundamentos legais, o dano e sua reparação na esfera do Direito Civil, a transposição da matéria para o Direito do Trabalho, basilares doutrinários e situações práticas.

O procurador de Justiça, Ivo Benitez abordou o tema: “Direito Ambiental: implicações em Rondônia e responsabilidade dos agentes”, e, falando um pouco sobre a preocupação com as medidas compensatórias, citou o exemplo das usinas do Madeira, ética ambiental e reserva legal, graves problemas ambientais, efeito estufa, aquecimento global, alterações climáticas, possíveis catástrofes, entre outros.

Estiveram presentes ao evento ainda: o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, o vice-presidente Ivan Machiavelli, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Irineu Vicente da Silva, o presidente da OAB/Jaru, Mário Roberto Pereira de Souza, o deputado estadual José Amauri dos Santos, o prefeito Jean Carlos dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaru, Ivo Pereira Lima, entre outras autoridades.

Mário Roberto falou que o objetivo do ciclo de palestras é trazer à comunidade conhecimentos de forma a se conscientizar, auxiliando na solução de problemas e conhecer seus direitos para poder cobrar responsabilidades, além de discutir temas importantes e debater as questões, principalmente, voltadas ao meio ambiente, de forma a valorizar o homem em um meio ecologicamente equilibrado.

Vulmar de Araújo falou sobre a importância do evento, que considerou como fundamental para o desenvolvimento da Escola Superior de Advocacia, que forma novos advogados e futuros juristas.

Fonte: Ascom/ OAB-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)