Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia


O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , através de uma parceria entre a Superintendência Regional em Rondônia e Acre e a Prefeitura de Presidente Médici inaugurou nesta semana o Centro Regional de Arqueologia de Presidente Médici.

O Centro de Arqueologia reúne um Laboratório de Pesquisa e o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia e visa proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, proteção e promoção do rico patrimônio arqueológico daquela região, além do desenvolvimento e capacitação de profissionais especializados na área.

Segundo o Superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna, “ a inauguração do Centro foi uma grande conquista para a história e a cultura de Rondônia, pois conseguimos disponibilizar ao público um grande acervo de peças e dar à comunidade um equipamento cultural com opção de pesquisa e formação de jovens. Desta forma , também protegemos e valorizamos o patrimônio arqueológico nacional. Gostaria de agradecer o empenho das arqueólogas Maria Lúcia Pardi e Francilene Rocha, bem como do Diretor do Museu José Garcia e da Curadora Maria Coimbra, que tornaram possível a criação deste Centro Regional de Arqueologia”, concluiu Bertagna.IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião

O imóvel foi cedido pela Prefeitura de Presidente Médici e reformado pela Superintendência do IPHAN em Rondônia, com recursos do Governo Federal. A gestão ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Ainda em 2008 o Museu receberá um novo tratamento museográfico, com o apoio de técnicos do IPHAN do Rio de Janeiro, especialistas no assunto e um novo aporte de recursos para melhorias.

A mostra em cartaz apresenta peças do patrimônio arqueológico da região (pingentes, amoladores, utensílios de cerâmica, urnas funerárias, fragmentos com gravuras rupestres)  sendo necessário o agendamento prévio para turmas escolares. 

O Museu Regional de Arqueologia de Rondônia está aberto para visitação diariamente à Av. Tiradentes, ao lado do Centro Cultural Ivone Melo. 

IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião
IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião



Fonte: Fonte: Beto Bertagna/IPHAN

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos