Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia


O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , através de uma parceria entre a Superintendência Regional em Rondônia e Acre e a Prefeitura de Presidente Médici inaugurou nesta semana o Centro Regional de Arqueologia de Presidente Médici.

O Centro de Arqueologia reúne um Laboratório de Pesquisa e o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia e visa proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, proteção e promoção do rico patrimônio arqueológico daquela região, além do desenvolvimento e capacitação de profissionais especializados na área.

Segundo o Superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna, “ a inauguração do Centro foi uma grande conquista para a história e a cultura de Rondônia, pois conseguimos disponibilizar ao público um grande acervo de peças e dar à comunidade um equipamento cultural com opção de pesquisa e formação de jovens. Desta forma , também protegemos e valorizamos o patrimônio arqueológico nacional. Gostaria de agradecer o empenho das arqueólogas Maria Lúcia Pardi e Francilene Rocha, bem como do Diretor do Museu José Garcia e da Curadora Maria Coimbra, que tornaram possível a criação deste Centro Regional de Arqueologia”, concluiu Bertagna.IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião

O imóvel foi cedido pela Prefeitura de Presidente Médici e reformado pela Superintendência do IPHAN em Rondônia, com recursos do Governo Federal. A gestão ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Ainda em 2008 o Museu receberá um novo tratamento museográfico, com o apoio de técnicos do IPHAN do Rio de Janeiro, especialistas no assunto e um novo aporte de recursos para melhorias.

A mostra em cartaz apresenta peças do patrimônio arqueológico da região (pingentes, amoladores, utensílios de cerâmica, urnas funerárias, fragmentos com gravuras rupestres)  sendo necessário o agendamento prévio para turmas escolares. 

O Museu Regional de Arqueologia de Rondônia está aberto para visitação diariamente à Av. Tiradentes, ao lado do Centro Cultural Ivone Melo. 

IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião
IPHAN inaugura Centro Regional de Arqueologia  - Gente de Opinião



Fonte: Fonte: Beto Bertagna/IPHAN

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento