Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Instalação de redutores de velocidade diminui 30% dos acidentes de Trânsito



Os mais de R$ 50 mil investidos pela Prefeitura de Rolim de Moura no trânsito do município já estão surtindo bons resultados. Um relatório emitido pela polícia militar recentemente para a Prefeitura Municipal indicou um queda de 30% no registro de acidentes em relação ao trânsito, após a instalação de redutores de velocidade nos trechos mais movimentados. As informações foram divulgadas pelo Conselho Municipal de Transito – Comtran.

A instalação de redutores de velocidade nas principais vias já está assegurando mais tranqüilidade aos condutores e pedestres da Capital da Zona da Mata. Iniciado em julho, 15 pontos da cidade já contam hoje com redutores de velocidade do tipo tachão, algo em torno de 700 tachões instalados, dos 1.300 adquiridos. Além disso, esquinas movimentadas também receberam a atenção do Comtran, onde cerca de 650 tartarugas também foram colocadas pela equipe de execução da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O início dessa atividade contou com uma atenção extra de técnicos de Ji-Paraná, que instruíram os servidores escalados para a colocação dos primeiros tachões.

O projeto de melhoria iniciou em novembro de 2009, quando técnicos do Dentran estiveram em Rolim de Moura analisando o sistema viário do município para posteriormente definir as necessidades. Licitado em junho, o material foi o começo dos investimentos realizados pela Prefeitura visando mais segurança no trânsito rolimourense.

Para o prefeito, Sebastião Dias Ferraz, a alternativa foi a mais útil e segura em comparação às lombadas convencionais. “Com este tipo de redutor de velocidade, o motorista se vê obrigado a passar lentamente pela via, caso contrário corre o risco de prejudicar o próprio veículo”, declarou.

As atividades envolvem o Prefeito, o Comtran, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento Econômico (Semplade) e a Semosp.

Dentro dos investimentos, o município também já conta com um numero considerável de placas de sinalização fixadas, além de 12 pontos com sinalização horizontal – as faixas de pedestres. O projeto não foi finalizado e prevê ainda a instalação de novos redutores de velocidade nas avenidas principais de Rolim de Moura.

Os atos preventivos se estendem às vias não pavimentadas, onde cerca de 80 lombadas já foram implantadas. As solicitações são feitas ao Comtran, posteriormente repassadas à Semosp para a execução. Todas as ações foram elaboradas dentro do Plano Plurianual (PPA), organizado pela Semplade em 2009.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)