Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 13h19
A Sessão Ordinária realizada hoje (14) na Câmara Municipal de Ji-Paraná recebeu os representantes da Pastoral Indigenista de Ji-Paraná, as irmãs Maristela e Rose Meire e o Coordenador de Educação Indígena, Zacarias Gavião, que relataram os trabalhos desenvolvidos pela pastoral e expuseram aos vereadores os principais anseios da comunidade indígena local. .jpg)
O convite aos membros da pastoral, feito pela vereadora Márcia Regina, é concernente às comemorações do dia do Índio que será celebrado no próximo dia 19.
A vereadora ressaltou que a Câmara tem adotado uma postura de dar voz às entidades representativas da sociedade durante as sessões, como forma de aproximar o Poder Legislativo das diversas comunidades e com isso conhecer melhor suas dificuldades e assim conseguir propor com maior propriedade as soluções necessárias.
Para a representante da Pastoral, Irmã Rose Meire, uma das lutas das comunidades indígenas é ter acesso a educação de qualidade para que os povos das diversas etnias participem de forma mais próxima e ativa da elaboração das políticas públicas.
“Hoje os povos indígenas são incluídos nessas políticas como figuras folclóricas e o que pretendemos é participar deste processo como pessoas de conhecimento e que podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.
Zacarias Gavião, coordenador de educação indígena, afirmou que além da valorização da arte e cultura indígena é necessário que a população indígena também conheça as tradições dos outros povos para que haja compreensão e respeito mutuo. “Temos que conviver com a nossa cultura e com as outras culturas sociais. E só teremos compreensão dessas culturas com conhecimento. Hoje a maioria dos índios não conhecem sequer a Língua Portuguesa e essa é uma grande barreira a ser vencida”, desabafou Gavião.
A vereadora Márcia Regina ao agradecer a vinda dos representantes reforçou o compromisso da Câmara de Vereadores em lutar para que sempre seja respeitado os direitos constitucionais dos povos indígenas e por melhor qualidade de vida das comunidades.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores
Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)