Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Indigenistas participam de Sessão da Câmara


 
A Sessão Ordinária realizada hoje (14) na Câmara Municipal de Ji-Paraná recebeu os representantes da Pastoral Indigenista de Ji-Paraná, as irmãs Maristela e Rose Meire e o Coordenador de Educação Indígena, Zacarias Gavião, que relataram os trabalhos desenvolvidos pela pastoral e expuseram aos vereadores os principais anseios da comunidade indígena local. Indigenistas participam de Sessão da Câmara - Gente de Opinião

O convite aos membros da pastoral, feito pela vereadora Márcia Regina, é concernente  às comemorações do dia do Índio que será celebrado no próximo dia 19.

A vereadora ressaltou que a Câmara tem adotado uma postura de dar voz às entidades representativas da sociedade durante as sessões, como forma de aproximar o Poder Legislativo das diversas comunidades e com isso conhecer melhor suas dificuldades e assim conseguir propor com maior propriedade as soluções necessárias.

Para a representante da Pastoral, Irmã Rose Meire, uma das lutas das comunidades indígenas é ter acesso a educação de qualidade para que os povos das diversas etnias participem de forma mais próxima e ativa da elaboração das políticas públicas.

“Hoje os povos indígenas são incluídos nessas políticas como figuras folclóricas e o que pretendemos é participar deste processo como pessoas de conhecimento e que podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

Zacarias Gavião, coordenador de educação indígena, afirmou que além da valorização da arte e cultura indígena é necessário que a população indígena também conheça as tradições dos outros povos para que haja compreensão e respeito mutuo. “Temos que conviver com a nossa cultura e com as outras culturas sociais. E só teremos compreensão dessas culturas com conhecimento. Hoje a maioria dos índios não conhecem sequer a Língua Portuguesa e essa é uma grande barreira a ser vencida”, desabafou Gavião.

A vereadora Márcia Regina ao agradecer a vinda dos representantes reforçou o compromisso da Câmara de Vereadores em lutar para que sempre seja respeitado os direitos constitucionais dos povos indígenas e por melhor qualidade de vida das comunidades.
 
Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce