Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Incra realiza mutirão nas comunidades quilombolas de RO


Incra realiza mutirão de documentação
nas comunidades quilombolas de Rondônia

A superintendência do Incra em Rondônia atenderá às comunidades quilombolas Pedras Negras e Santo Antônio, no município de São Francisco do Guaporé (RO), através de mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), a partir de 10 de julho.

No mutirão serão emitidos registros de nascimento, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cadastro de Pessoa Física, Carteira de Identidade, Carteira de Pesca Profissional Artesanal, cadastros para emissão de DAP’s, emissão de Nota da Produtora Rural, registro no Instituto Nacional de Seguridade Social, concessão de benefícios de aposentadoria e salário maternidade, além de realização de palestras e serviços prestados às comunidade como fotos e fotocópias.

Na Comunidade Quilombola Pedras Negras o atendimento acontecerá nos dias 10 e 11 de julho (terça e quarta-feira), na Escola Municipal Euclides da Cunha. Na Comunidade Quilombola de Santo Antônio, o atendimento será realizado no Centro Comunitário, no dia 13 de julho (sexta-feira).

O superintendente do Incra/RO, Luis Flávio Carvalho Ribeiro, destacou a importância de possibilitar às mulheres acesso à reforma agrária, já que uma das maiores dificuldades estava associada à ausência de documentos civis e trabalhistas. “Esse problema vem sendo superado com o Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural que está ano a ano levando ao campo as condições para que as mulheres exerçam sua plena cidadania e possam participar dos benefícios da reforma agrária em nosso estado”, afirmou.

Mesmo tendo o programa a denominação de ‘Documentação da Trabalhadora Rural’, nos mutirões há atendimento a todas as pessoas que precisavam dos documentos, independente de gênero ou idade.

Implantado em 2004, o programa é realizado através de mutirões de emissão de documentos na zona rural. Em Rondônia já foram realizados 77.616 atendimentos, entre documentos emitidos, fotografias, fotocópias e palestras. Participam servidores do Incra, MDA, MTE, MPA, INSS, Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec-RO), SEAS, UNIR, Emater e CPT.

Fonte: Jeanne Machado
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç