Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Incra entrega contratos de concessão de uso


As famílias dos projetos de assentamento São Pedro e Nova Esperança, localizados no município de Parecis, receberam na sexta-feira (16), os Contratos de Concessão de Uso – CCU's, no total de 73, entregues pelo superintendente do Inca/RO, Carlino Lima, e pelo chefe da unidade avançada de Pimenta Bueno, Oscar Parra.

O contrato habilita os trabalhadores beneficiários dos projetos de reforma agrária a explorarem os recursos naturais disponíveis no imóvel pelo prazo de 5 anos, caracterizando assim a transferência de domínio do Incra para os assentados em caráter provisório, sendo referente a cada parcela do projeto. Após esse prazo, os beneficiários receberão o Título de Domínio – TD,  em caráter definitivo.

Estão contempladas a exploração agropecuária e outras modalidades de exploração aprovadas pelo Incra, ficando a unidade familiar comprometida a residir na parcela ou em área compreendida no projeto de assentamento, explorá-la direta e pessoalmente, e preservar o meio ambiente, inclusive as áreas de reserva legal de preservação permanente, de acordo com a legislação.

Com esse documento os assentados poderão ter acesso ao crédito apoio para o início das atividades produtivas, à infra-estrutura básica de interesse coletivo como abertura de estradas e construção de habitações, além de financiamento  através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)