Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Inauguração da Regional TCE em Cacoal será dia 2 de maio



O presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, anunciou a inauguração da sede da Secretaria Regional de Controle Externo em Cacoal para o dia 2 de maio. O ato aconteceu durante a última vistoria do conselheiro ao prédio da Regional, nesta sexta-feira (25).

Acompanhado dos conselheiros Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente da Corte de Contas, e Francisco Carvalho da Silva, ouvidor, mais o secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves, o presidente pôde conferir a situação da Regional, verificando que o prédio está apto à inauguração, faltando apenas alguns detalhes relativos à instalação de equipamentos usados no dia-a-dia da unidade fiscalizatória.

Durante o ato, o presidente voltou a comentar sobre os benefícios que a instalação do TCE trará para a região: “Quando o Tribunal de Contas se instala em um local, ele traz uma série de melhorias, e não apenas no aspecto da fiscalização, que é seu papel constitucional, mas, também, na melhor gestão e aplicação do dinheiro público, beneficiando, assim, a própria população dos municípios.”

O conselheiro Valdivino Crispim, que é o relator das contas dos municípios do polo de Cacoal, no biênio 2011/12, destacou que, após inaugurada, a regional trará melhorias significativas para os municípios a um custo muito baixo: “Isso ficou claro na inauguração da Regional de Vilhena, que está em pleno funcionamento e cujo custo para o Tribunal é inferior a 1,5% de seu orçamento, muito baixo para benefício que traz aos municípios sob sua jurisdição.”

A beleza arquitetônica e a valorização imobiliária resultante da construção do prédio da Regional em Cacoal foram destacadas pelo conselheiro Francisco Carvalho: “O Tribunal se superou na construção desse prédio, que está muito bonito. Essa obra também valorizou todo o entorno, embelezando ainda mais essa área do município de Cacoal.”

Ainda durante a vistoria, a secretária regional de Cacoal, Valdelice Nogueira, apresentou aos conselheiros o plano de ação a ser implementado após a inauguração, visando dar continuidade às atividades pedagógicas e fiscalizatórias que já vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal de Contas, tanto nos pólos quanto em sua sede, na Capital.
 

ARIQUEMES

Antes da vistoria em Cacoal, a comitiva do TCE verificou o andamento das obras da Regional de Ariquemes. Os conselheiros e o secretário-geral de Administração estiveram na construção, nessa quinta-feira (24), e puderam conferir o ritmo acelerado com que o trabalho vem sendo realizado.

Na ocasião, o conselheiro presidente disse que pretende inaugurar, ainda este ano, a Regional de Ariquemes. Para tanto, fez aos responsáveis pela obra algumas observações sobre o trabalho, que culminará na construção de um prédio de 500 metros quadrados, em piso único, contando, além das salas para comportar os servidores da Regional, com um auditório que terá capacidade para 150 pessoas, conforme o projeto arquitetônico.

A Regional do TCE em Ariquemes ficará na rua Democrata, setor Institucional do município, numa área total de 1.500 metros quadrados, doada pela Prefeitura Municipal, com autorização da Câmara de Vereadores de Ariquemes.

Serão atendidos, além do município-sede, as cidades de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari, trazendo benefícios para uma população de mais de 210 mil pessoas.

Fonte: Asc om TCE-RO
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç