Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

IFRO promoverá audiência em Guajará-Mirim



O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez e o deputado federal Padre Ton (PT-RO) estiveram hoje  com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para tratar da implantação de novas unidades da instituição em Rondônia.

A intenção de realizar uma audiência pública com a comunidade de Guajará Mirim para iniciar discussão sobre os cursos que poderão ser implantados foi anunciada ao secretário, que já definiu em audiências anteriores com o reitor e o deputado a implantação de uma unidade binacional – para atender também a região de Guayara-merín, na Bolívia.

O evento terá apoio do deputado Padre Ton, que desde o início do mandato tem feito gestões junto ao MEC para que Guajará tenha uma unidade de educação federal tecnológica.

O deputado esteve ainda no município com o reitor Jimenez para discutir com o prefeito e bispo Dom Geraldo Verdier as possibilidades de doação de um local para implantação da unidade. Foi constituído um grupo de trabalho para localizar uma área. “Já temos um terreno muito bom, grande, localizado próximo à BR-425”, disse Jimenez.

Na audiência de hoje (25) foi discutida a viabilidade de implantação de uma outra unidade, na região da Zona da Mata ou no Vale do Guaporé. Nas duas regiões já estão sendo feitas discussões sobre o assunto.

O IFRO em Rondônia tem papel fundamental na formação de mão de obra jovem. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Já são sete as unidades existentes.

Em todo o Brasil, o MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional tecnológica. Atualmente, são 354 unidades e quase 400 mil vagas em todo o país. Até o primeiro semestre de 2012 serão entregues 81 novas unidades. Segundo o reitor Jimenez, a escola binacional sediada em Guajará deve ser formalizada ainda este ano.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce