Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

IFRO promoverá audiência em Guajará-Mirim



O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez e o deputado federal Padre Ton (PT-RO) estiveram hoje  com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para tratar da implantação de novas unidades da instituição em Rondônia.

A intenção de realizar uma audiência pública com a comunidade de Guajará Mirim para iniciar discussão sobre os cursos que poderão ser implantados foi anunciada ao secretário, que já definiu em audiências anteriores com o reitor e o deputado a implantação de uma unidade binacional – para atender também a região de Guayara-merín, na Bolívia.

O evento terá apoio do deputado Padre Ton, que desde o início do mandato tem feito gestões junto ao MEC para que Guajará tenha uma unidade de educação federal tecnológica.

O deputado esteve ainda no município com o reitor Jimenez para discutir com o prefeito e bispo Dom Geraldo Verdier as possibilidades de doação de um local para implantação da unidade. Foi constituído um grupo de trabalho para localizar uma área. “Já temos um terreno muito bom, grande, localizado próximo à BR-425”, disse Jimenez.

Na audiência de hoje (25) foi discutida a viabilidade de implantação de uma outra unidade, na região da Zona da Mata ou no Vale do Guaporé. Nas duas regiões já estão sendo feitas discussões sobre o assunto.

O IFRO em Rondônia tem papel fundamental na formação de mão de obra jovem. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Já são sete as unidades existentes.

Em todo o Brasil, o MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional tecnológica. Atualmente, são 354 unidades e quase 400 mil vagas em todo o país. Até o primeiro semestre de 2012 serão entregues 81 novas unidades. Segundo o reitor Jimenez, a escola binacional sediada em Guajará deve ser formalizada ainda este ano.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)