Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

IFRO promoverá audiência em Guajará-Mirim



O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez e o deputado federal Padre Ton (PT-RO) estiveram hoje  com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para tratar da implantação de novas unidades da instituição em Rondônia.

A intenção de realizar uma audiência pública com a comunidade de Guajará Mirim para iniciar discussão sobre os cursos que poderão ser implantados foi anunciada ao secretário, que já definiu em audiências anteriores com o reitor e o deputado a implantação de uma unidade binacional – para atender também a região de Guayara-merín, na Bolívia.

O evento terá apoio do deputado Padre Ton, que desde o início do mandato tem feito gestões junto ao MEC para que Guajará tenha uma unidade de educação federal tecnológica.

O deputado esteve ainda no município com o reitor Jimenez para discutir com o prefeito e bispo Dom Geraldo Verdier as possibilidades de doação de um local para implantação da unidade. Foi constituído um grupo de trabalho para localizar uma área. “Já temos um terreno muito bom, grande, localizado próximo à BR-425”, disse Jimenez.

Na audiência de hoje (25) foi discutida a viabilidade de implantação de uma outra unidade, na região da Zona da Mata ou no Vale do Guaporé. Nas duas regiões já estão sendo feitas discussões sobre o assunto.

O IFRO em Rondônia tem papel fundamental na formação de mão de obra jovem. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Já são sete as unidades existentes.

Em todo o Brasil, o MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional tecnológica. Atualmente, são 354 unidades e quase 400 mil vagas em todo o país. Até o primeiro semestre de 2012 serão entregues 81 novas unidades. Segundo o reitor Jimenez, a escola binacional sediada em Guajará deve ser formalizada ainda este ano.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)