Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Idosos de Candeias do Jamari ganham academia de ginástica



Pensando no bem-estar da população com mais de 50 anos e também no incentivo à prática esportiva, a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social, entregou esta semana à comunidade uma academias de ginástica voltada ao atendimento das pessoas da terceira idade.

A academia funciona em um prédio alocado pela prefeitura que foi adaptando para receber os equipamentos de ginástica. Nos aparelhos os idosos poderão praticar alongamento, exercícios para o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura.

O grande ganho que terão os freqüentadores da academia, é que os instrutores poderão trabalhar a capacidade aeróbica de duas pessoas simultaneamente.

A primeira-dama e secretaria de Ação Social do município, Lene Sousa, na aula inaugural, enfatizou a importância do novo espaço como mais uma opção de lazer, saúde e bem-estar para a população local.

“Promover as práticas esportivas é também promover a saúde. Além disso, com essa academia, vamos poder combater também o sedentarismo que muitas das vezes é acometida esse segmento da sociedade, ou seja, a população acima de 50 anos”, adiantou a primeira-dama.

Por sua vez, o prefeito Dinho Sousa afirmou que a iniciativa representa mais uma ação do governo municipal, que tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade.

“Estamos desenvolvendo vários projetos voltados a população da terceira Idade. Com esse, especificamente, teremos como combater a incidência de males à saúde proveniente da falta de prática de atividades físicas e esportiva”, disse o prefeito.

Desde o início do ano, a prefeitura já desenvolve o programa “Apoio a Pessoa Idosa” que atende mais de 200 pessoas acima de 50 anos com atividades esportivas, recreativas, culturais e de inclusão social.

O programa é coordenado pela Secretaria de Ação Social (Semas) e tem proporcionado significativa melhora na qualidade de vida dessa população, além de assegurando o que estabelece o Estatuto do Idoso.

A Academia da Terceira Idade é um projeto do Estado que já se tornou referência em Rondônia na prevenção de doenças, Segundo estudos realizados pelas secretárias de saúde municipais onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

Fonte: Shyley Saissem

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)