Sábado, 16 de março de 2013 - 10h35
A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) interditou hoje, em Candeias do Jamari, um laticínio sem registro em órgão oficial e com suspeita de uso de soda cáustica em queijos tipo muçarela. A ação realizada pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Candeias do Jamari com apoio da Polícia Militar Ambiental apreendeu dois mil quilos de queijo impróprios para consumo humano.
O laticínio, localizado na Linha 651, funcionava sem a documentação necessária para produção de alimentos de origem animal, fornecida pela Idaron, sendo considerado clandestino.
Além disto, a empresa não apresentava equipamentos para processamento higiênico do leite e utilizava embalagens impróprias para o transporte do mesmo. E também vai responder por crime ambiental por descartar dejetos de forma inadequada.
Todo produto ou subproduto animal precisa ter Selo de Inspeção Municipal (SIM) ou Estadual (SIE) ou Federal (SIF) para ser comercializado. O Selo garante que a empresa foi fiscalizada pelos órgãos competentes e que estão respeitando as normas higiênicas sanitárias, garantindo a qualidade do alimento.
“O consumo de produtos sem inspeção não garante a origem e pode representar riscos às pessoas. Estes alimentos podem transmitir doenças e causar problemas gastrointestinais”, alerta o fiscal da Idaron Tony Tenório.
“Os estabelecimentos devem procurar a Agência, pois informaremos e orientaremos para que o produtor obtenha o seu selo de qualidade, evitando ações tão traumáticas quanto esta”, diz o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.
Todo o queijo apreendido foi descartado na Central de Deposição e Resíduos Urbanos de Porto Velho.
Fonte: Amabile Casarin
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe
Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita
Uma programação especial foi preparada para a população da capital rondoniense. Neste sábado (11) a festa alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no d
Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios
Sebrae, em parceria com a União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER) e a Prefeitura Municipal, deu início no dia 29 de setembro, em São Feli