Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Idaron interdita laticínio e apreende queijo


A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) interditou hoje, em Candeias do Jamari, um laticínio sem registro em órgão oficial e com suspeita de uso de soda cáustica em queijos tipo muçarela. A ação realizada pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Candeias do Jamari com apoio da Polícia Militar Ambiental apreendeu dois mil quilos de queijo impróprios para consumo humano.

O laticínio, localizado na Linha 651, funcionava sem a documentação necessária para produção de alimentos de origem animal, fornecida pela Idaron, sendo considerado clandestino.

Além disto, a empresa não apresentava equipamentos para processamento higiênico do leite e utilizava embalagens impróprias para o transporte do mesmo. E também vai responder por crime ambiental por descartar dejetos de forma inadequada.

Todo produto ou subproduto animal precisa ter Selo de Inspeção Municipal (SIM) ou Estadual (SIE) ou Federal (SIF) para ser comercializado. O Selo garante que a empresa foi fiscalizada pelos órgãos competentes e que estão respeitando as normas higiênicas sanitárias, garantindo a qualidade do alimento.

“O consumo de produtos sem inspeção não garante a origem e pode representar riscos às pessoas. Estes alimentos podem transmitir doenças e causar problemas gastrointestinais”, alerta o fiscal da Idaron Tony Tenório.

“Os estabelecimentos devem procurar a Agência, pois informaremos e orientaremos para que o produtor obtenha o seu selo de qualidade, evitando ações tão traumáticas quanto esta”, diz o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Todo o queijo apreendido foi descartado na Central de Deposição e Resíduos Urbanos de Porto Velho.

Fonte: Amabile Casarin
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam