Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ibama treina brigadistas em Buritis



O IBAMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), através do Centro Especializado em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), está ministrando um curso preparatório para brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais em Buritis.

Segundo informaram os técnicos ambientais que estão ministrando o curso, José Eduardo Penati e Flávio Machado Queiroz, o curso inclui partes teóricas e práticas de campo, quando os aprendizes entram em contato com cenas reais de enfrentamento ao fogo.

O programa faz parte de um ambicioso projeto que o Instituto está desenvolvendo em mais 32 municípios espalhados pelos estados das regiões Norte e Centro-Oeste.
  
O objetivo é formar em cada um desses municípios uma brigada com 31 brigadistas cada a partir de uma rigorosa seleção de candidatos que passam por diversos testes.

As brigadas serão compostas por um Brigadista Gerente do Fogo Municipal, seis Brigadistas Chefe de Brigada e 24 Brigadistas.

Todos estarão preparados para combater qualquer tipo de incêndio florestal, em pastagens, em roças e em áreas de proteção ambiental.
O contrato é de cinco meses, tendo início no dia 1º de setembro de 2008 e findando no dia 31 de janeiro de 2009.

É necessário que o candidato tenha o nível alfabetizado – saiba ler e escrever – para fazer jus a uma remuneração que gira em torno dos R$ 600.

Para se inscrever, os interessados entraram em contato com as Prefeituras das cidades mencionadas abaixo:

Macapá (AP), Porto Grande (AP), Tartarugalzinho (AP), Apuí (AM), Lábrea (AM), Aripuanã (MT), Brasnorte (MT), Cotriguaçú (MT), Nova Bandeirantes (MT), Nova Ubiratã (MT), Paranaíta (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Querência (MT), Tapurah (MT), Vila Rica (MT), Altamira (PA), Cumaru do Norte (PA), Itaituba (PA), Marabá (PA), Mojú (PA), Novo Progresso (PA), Paragominas (PA), São Felix do Xingu (PA), Tailândia (PA), Buritis (RO), Machadinho d’Oeste (RO), Nova Mármore (RO), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Cantá (RR), Bonfim (RR) e Mucajaí (RR).

Segundo o prefeito José Alfredo Volpi esta brigada será de uma importância fundamental para um município como Buritis, de vocação agrícola, com grandes áreas de pastagens e de proteção ambiental, com um longo período de estiagem e que não dispõem de outra força especializada contra incêndios, como o Corpo de Bombeiros. Daqui para frente a população tem a quem recorrer caso haja necessidade, finalizou o prefeito.

Fonte: Arnaldo da Silva

 


 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce