Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

I Seminário Cooperativista para Estudantes


 
“Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”

Tendo como público alvo, os alunos e professores do Ensino Médio das  Cooperativas Educacionais do Estado de Rondônia, e como convidados, estudantes da rede pública, de Jaru e Machadinho D’Oeste, domingo, a Cooperativa de Profissionais em Educação de Jaru (COOPED) promoveu uma programação cultural, com convidados especiais.

A abertura da programação contou com a presença do presidente da OCB-RO (Organização das Cooperativas Brasileiras), Salatiel Rodrigues, e do gerente de Capacitação do SESCOOP-RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia, Robson Fernando Batistão, e autoridades e empresários locais.

Para falar sobre “princípios e práticas do cooperativismo brasileiro”, foi convidada a palestrante Zenaide Aparecida Caetano – com formação em Administração Cooperativista.

O seminário aconteceu na AABB, e foi organizado pela Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru (COOPED), cuja presidente Fátima  Ferreira dos Anjos foi alvo de calorosos elogios pela iniciativa e pela perfeição com que desenvolveu os trabalhos.

Como debatedores, o professor de Matemática José Vanderlei N. Fernandes (presidente da Cooperativa Educacional de Ji-Paraná), Francisco Delmar Gaida (presidente da Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Servidores Estaduais do Poder Executivo do Estado de Rondônia), e o engenheiro Lucio Antonio Mosquini (presidente da Cooperativa Agropecuária de Jaru).

O foi coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RO), responsável pelo monitoramento das cooperativas registradas na OCB-RO, e pela execução dos programas educacionais da organização.

E, ao final, os estudantes receberam certificados de participação, como forma de estímulo ao aprendizado adquirido sobre a prática do cooperativismo.

Cooperativa no Congresso Nacional

Como convidado da organização do I Seminário Vivendo Valores Cooperativistas na Escola, o deputado federal Eduardo Valverde, que é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP), no Congresso Nacional, falou sobre experiências políticas e a atuação do setor na política brasileira, e suas influências na economia nacional.

Ainda, durante o seminário, pela manhã, foi desenvolvida uma programação cultural, especialmente apresentada pelos estudantes das escolas das cooperativas. O “momento teatral” teve a participação do grupo Raízes de Porto Velho. E logo após, o professor Jaime Ribeiro Lima fez uma bem aplaudida apresentação de capoeira para os cooperados e visitantes – um verdadeiro show de encerramento do “I Seminário Cooperativista para estudantes Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”.

Fonte: OCB/SESCOOP-RO/[email protected]

Mais Sobre Municípios

Teixeirópolis comemora 27 anos com 50% da população vacinada contra Covid-19

Teixeirópolis comemora 27 anos com 50% da população vacinada contra Covid-19

O 27º aniversário da emancipação político-administrativa de Teixeirópolis está sendo marcado pela luta da vida. O trabalho no combate contra a Covid

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Diversas vagas de emprego estão disponíveis no mercado em Porto Velho, conforme informa a página virtual do Sine Municipal. São postos para pessoas em

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos