Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Seminário Cooperativista para Estudantes


 
“Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”

Tendo como público alvo, os alunos e professores do Ensino Médio das  Cooperativas Educacionais do Estado de Rondônia, e como convidados, estudantes da rede pública, de Jaru e Machadinho D’Oeste, domingo, a Cooperativa de Profissionais em Educação de Jaru (COOPED) promoveu uma programação cultural, com convidados especiais.

A abertura da programação contou com a presença do presidente da OCB-RO (Organização das Cooperativas Brasileiras), Salatiel Rodrigues, e do gerente de Capacitação do SESCOOP-RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia, Robson Fernando Batistão, e autoridades e empresários locais.

Para falar sobre “princípios e práticas do cooperativismo brasileiro”, foi convidada a palestrante Zenaide Aparecida Caetano – com formação em Administração Cooperativista.

O seminário aconteceu na AABB, e foi organizado pela Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru (COOPED), cuja presidente Fátima  Ferreira dos Anjos foi alvo de calorosos elogios pela iniciativa e pela perfeição com que desenvolveu os trabalhos.

Como debatedores, o professor de Matemática José Vanderlei N. Fernandes (presidente da Cooperativa Educacional de Ji-Paraná), Francisco Delmar Gaida (presidente da Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Servidores Estaduais do Poder Executivo do Estado de Rondônia), e o engenheiro Lucio Antonio Mosquini (presidente da Cooperativa Agropecuária de Jaru).

O foi coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RO), responsável pelo monitoramento das cooperativas registradas na OCB-RO, e pela execução dos programas educacionais da organização.

E, ao final, os estudantes receberam certificados de participação, como forma de estímulo ao aprendizado adquirido sobre a prática do cooperativismo.

Cooperativa no Congresso Nacional

Como convidado da organização do I Seminário Vivendo Valores Cooperativistas na Escola, o deputado federal Eduardo Valverde, que é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP), no Congresso Nacional, falou sobre experiências políticas e a atuação do setor na política brasileira, e suas influências na economia nacional.

Ainda, durante o seminário, pela manhã, foi desenvolvida uma programação cultural, especialmente apresentada pelos estudantes das escolas das cooperativas. O “momento teatral” teve a participação do grupo Raízes de Porto Velho. E logo após, o professor Jaime Ribeiro Lima fez uma bem aplaudida apresentação de capoeira para os cooperados e visitantes – um verdadeiro show de encerramento do “I Seminário Cooperativista para estudantes Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”.

Fonte: OCB/SESCOOP-RO/roqevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)