Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Seminário Cooperativista para Estudantes


 
“Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”

Tendo como público alvo, os alunos e professores do Ensino Médio das  Cooperativas Educacionais do Estado de Rondônia, e como convidados, estudantes da rede pública, de Jaru e Machadinho D’Oeste, domingo, a Cooperativa de Profissionais em Educação de Jaru (COOPED) promoveu uma programação cultural, com convidados especiais.

A abertura da programação contou com a presença do presidente da OCB-RO (Organização das Cooperativas Brasileiras), Salatiel Rodrigues, e do gerente de Capacitação do SESCOOP-RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia, Robson Fernando Batistão, e autoridades e empresários locais.

Para falar sobre “princípios e práticas do cooperativismo brasileiro”, foi convidada a palestrante Zenaide Aparecida Caetano – com formação em Administração Cooperativista.

O seminário aconteceu na AABB, e foi organizado pela Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru (COOPED), cuja presidente Fátima  Ferreira dos Anjos foi alvo de calorosos elogios pela iniciativa e pela perfeição com que desenvolveu os trabalhos.

Como debatedores, o professor de Matemática José Vanderlei N. Fernandes (presidente da Cooperativa Educacional de Ji-Paraná), Francisco Delmar Gaida (presidente da Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Servidores Estaduais do Poder Executivo do Estado de Rondônia), e o engenheiro Lucio Antonio Mosquini (presidente da Cooperativa Agropecuária de Jaru).

O foi coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RO), responsável pelo monitoramento das cooperativas registradas na OCB-RO, e pela execução dos programas educacionais da organização.

E, ao final, os estudantes receberam certificados de participação, como forma de estímulo ao aprendizado adquirido sobre a prática do cooperativismo.

Cooperativa no Congresso Nacional

Como convidado da organização do I Seminário Vivendo Valores Cooperativistas na Escola, o deputado federal Eduardo Valverde, que é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP), no Congresso Nacional, falou sobre experiências políticas e a atuação do setor na política brasileira, e suas influências na economia nacional.

Ainda, durante o seminário, pela manhã, foi desenvolvida uma programação cultural, especialmente apresentada pelos estudantes das escolas das cooperativas. O “momento teatral” teve a participação do grupo Raízes de Porto Velho. E logo após, o professor Jaime Ribeiro Lima fez uma bem aplaudida apresentação de capoeira para os cooperados e visitantes – um verdadeiro show de encerramento do “I Seminário Cooperativista para estudantes Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”.

Fonte: OCB/SESCOOP-RO/roqevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)