Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Seminário Cooperativista para Estudantes


 
“Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”

Tendo como público alvo, os alunos e professores do Ensino Médio das  Cooperativas Educacionais do Estado de Rondônia, e como convidados, estudantes da rede pública, de Jaru e Machadinho D’Oeste, domingo, a Cooperativa de Profissionais em Educação de Jaru (COOPED) promoveu uma programação cultural, com convidados especiais.

A abertura da programação contou com a presença do presidente da OCB-RO (Organização das Cooperativas Brasileiras), Salatiel Rodrigues, e do gerente de Capacitação do SESCOOP-RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia, Robson Fernando Batistão, e autoridades e empresários locais.

Para falar sobre “princípios e práticas do cooperativismo brasileiro”, foi convidada a palestrante Zenaide Aparecida Caetano – com formação em Administração Cooperativista.

O seminário aconteceu na AABB, e foi organizado pela Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru (COOPED), cuja presidente Fátima  Ferreira dos Anjos foi alvo de calorosos elogios pela iniciativa e pela perfeição com que desenvolveu os trabalhos.

Como debatedores, o professor de Matemática José Vanderlei N. Fernandes (presidente da Cooperativa Educacional de Ji-Paraná), Francisco Delmar Gaida (presidente da Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Servidores Estaduais do Poder Executivo do Estado de Rondônia), e o engenheiro Lucio Antonio Mosquini (presidente da Cooperativa Agropecuária de Jaru).

O foi coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RO), responsável pelo monitoramento das cooperativas registradas na OCB-RO, e pela execução dos programas educacionais da organização.

E, ao final, os estudantes receberam certificados de participação, como forma de estímulo ao aprendizado adquirido sobre a prática do cooperativismo.

Cooperativa no Congresso Nacional

Como convidado da organização do I Seminário Vivendo Valores Cooperativistas na Escola, o deputado federal Eduardo Valverde, que é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP), no Congresso Nacional, falou sobre experiências políticas e a atuação do setor na política brasileira, e suas influências na economia nacional.

Ainda, durante o seminário, pela manhã, foi desenvolvida uma programação cultural, especialmente apresentada pelos estudantes das escolas das cooperativas. O “momento teatral” teve a participação do grupo Raízes de Porto Velho. E logo após, o professor Jaime Ribeiro Lima fez uma bem aplaudida apresentação de capoeira para os cooperados e visitantes – um verdadeiro show de encerramento do “I Seminário Cooperativista para estudantes Vivendo Valores Cooperativistas na Escola”.

Fonte: OCB/SESCOOP-RO/roqevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)