Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

I Encontro Estadual de Agroecologia em RO beneficiará cerca de 400 famílias


 
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) participou do I Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia, realizado em Ouro Preto nesta quinta-feira (31),no Centro de Formação Paroquial. O evento vai até domingo. Durante a cerimônia será assinado um termo referente ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que vai garantir cerca de 200 kits com equipamentos agrícolas para Associações, Cooperativas e Movimentos de Pequenos Produtores.

Além de dezenas de famílias, pelo menos cinco EFAs (Escola Família Agrícola) serão beneficiadas com a aquisição dos kits agrícolas. Uma em Ji-Paraná e as outras em Vale do Paraíso, Cacoal, Nova Horizonte e Vale do São Francisco. Cada EFA atende, em média, cerca de 150 alunos.

Os kits, articulados pela senadora Fátima junto ao Banco do Brasil, consistem em três canteiros circulares, com cerca de 5 mil metros quadrados, onde o agricultor instalará no centro um galinheiro com dez galinhas e um galo para produção de ovos e carne. O kit também possui equipamentos para irrigação com mangueira, filtro, caixa d’água, tela, sementes medicinais e de hortaliças.

Para a senadora Fátima, a aquisição desses kits por parte do produtores agrícolas trará mais qualidade de vida para a população rondoniense. “Essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para essas comunidades. Seja pela melhoria na qualidade de vida, ou seja ao próprio meio ambiente, já que toda a produção é orgânica e não requer agrotóxicos”, explica Fátima.

O técnico em agropecuária e coordenador do projeto Padre Ezequiel, Gilberto dos Santos, acredita que 200 famílias serão beneficiadas diretamente e outras 200 indiretamente, já que os kits serão entregues também a grupos organizados. Na sua avaliação, o incentivo agrícola propicia a agregação de valor ao produto. “O PAIS apóia várias comunidades agrícolas em Rondônia e isso vem fortalecendo a iniciativa da agricultura agroecológica”, destacou.  
 
Fonte:  Henrique Teixeira

 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento