Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Encontro Estadual de Agroecologia em RO beneficiará cerca de 400 famílias


 
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) participou do I Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia, realizado em Ouro Preto nesta quinta-feira (31),no Centro de Formação Paroquial. O evento vai até domingo. Durante a cerimônia será assinado um termo referente ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que vai garantir cerca de 200 kits com equipamentos agrícolas para Associações, Cooperativas e Movimentos de Pequenos Produtores.

Além de dezenas de famílias, pelo menos cinco EFAs (Escola Família Agrícola) serão beneficiadas com a aquisição dos kits agrícolas. Uma em Ji-Paraná e as outras em Vale do Paraíso, Cacoal, Nova Horizonte e Vale do São Francisco. Cada EFA atende, em média, cerca de 150 alunos.

Os kits, articulados pela senadora Fátima junto ao Banco do Brasil, consistem em três canteiros circulares, com cerca de 5 mil metros quadrados, onde o agricultor instalará no centro um galinheiro com dez galinhas e um galo para produção de ovos e carne. O kit também possui equipamentos para irrigação com mangueira, filtro, caixa d’água, tela, sementes medicinais e de hortaliças.

Para a senadora Fátima, a aquisição desses kits por parte do produtores agrícolas trará mais qualidade de vida para a população rondoniense. “Essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para essas comunidades. Seja pela melhoria na qualidade de vida, ou seja ao próprio meio ambiente, já que toda a produção é orgânica e não requer agrotóxicos”, explica Fátima.

O técnico em agropecuária e coordenador do projeto Padre Ezequiel, Gilberto dos Santos, acredita que 200 famílias serão beneficiadas diretamente e outras 200 indiretamente, já que os kits serão entregues também a grupos organizados. Na sua avaliação, o incentivo agrícola propicia a agregação de valor ao produto. “O PAIS apóia várias comunidades agrícolas em Rondônia e isso vem fortalecendo a iniciativa da agricultura agroecológica”, destacou.  
 
Fonte:  Henrique Teixeira

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)