Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

HRC acolherá pacientes de Médici, garante governo


Bom para o município e melhor ainda para quem mora em Presidente Médici/RO e precisa de atendimento de saúde. Além de oferecer os serviços básicos de saúde nos casos de baixa complexidade, agora, a prefeitura busca facilitar o acolhimento de pacientes de responsabilidade da administração estadual. Nesta terça-feira (17), o governador Confúcio Moura e o secretário de estado adjunto de saúde, Eduardo Maiorquim, garantiram à prefeita Lurdinha a inclusão de Médici à referência do hospital regional de Cacoal/RO.

Ao falar ao governador sobre as necessidades urgentes do município de Médici em receber os repasses do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha), Lurdinha também expôs sua preocupação com o setor de saúde. A gestora informou que a secretaria municipal se saúde chega transportar até 20 pacientes em cada viagem a Porto Velho. Conforme salientou, o translado é sempre exaustivo e oneroso, porque ocupa ambulâncias e um microônibus, além de funcionários numa jornada de mais de seis horas. Neste sentido, a prefeita solicitou do governo a inserção do município ao polo de Cacoal, que fica a 60 km.

O pedido da prefeita Lurdinha foi prontamente atendido pelo governador, que ordenou a Sesau que acolha os pacientes de Médici em Cacoal. O secretário adjunto de saúde explicou que a unidade hospitalar estadual em Cacoal tem a atribuição de atender aos municípios do Cone Sul e Zona da Mata rondonienses, mas que, considerando as dificuldades de Médici, que fica a poucos minutos do hospital, vê-se a viabilidade em prestar o atendimento.

Lurdinha agradeceu ao governador Confúcio pela sensibilidade para com os moradores de Médici frisando que a pactuação entre o município e estado pela saúde trará economia significativa à prefeitura e melhor atendimento aos doentes. A administradora fez a solicitação e obteve resposta imediata sobre a questão enquanto participava da última reunião dos prefeitos, governo e secretários de educação (Seduc), saúde (Sesau) e de transportes (DER). O encontro foi promovido em Ji-Paraná/RO, pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), entidade na qual Médici é associado.

Com a pactuação administrativa, os pacientes de Médici terão acesso, no Hospital Regional de Cacoal (HRC), aos atendimentos nas seguintes especialidades: anestesiologia, buco-maxilo, cabeça e pescoço, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia/traumatoortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.

A unidade hospitalar é a maior do estado e é especializada em atendimentos de média e alta complexidade. O HRC possui 193 leitos, sendo 142 para internação; 27 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI); oito para recuperação pós-anestésica (RPA); 14 para observação/urgência e dois para procedimentos ambulatoriais. O hospital possui 18 consultórios médicos, seis salas cirúrgicas e 776 servidores no total.

Fonte: Willian Luiz /Médiciemfoco.com.br
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)