Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

Porto Velho recepcionou conselheiros e demais autoridades


Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia - Gente de Opinião

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou na quinta-feira (21) da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAS) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O encontro analisou 31 projetos industriais e de serviços, os quais preveem investimentos totais de R$ 7,95 bilhões na região Norte.

Três anos após a última reunião presencial, Porto Velho recepcionou conselheiros e demais autoridades. Hildon Chaves defendeu uma aproximação com a autarquia vinculada ao Ministério da Economia, para que possa atender de forma equivalente Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, além do próprio Amazonas.

“Esperamos por mais fomento à economia local, contribuindo para que favoreça a geração de emprego e renda aos estados da Amazônia. Com essa aproximação, aumentamos as possibilidades de financiamentos às empresas e, desta forma, há a ampliação de novos negócios na nossa região, sobretudo, de Porto Velho”, contribuiu.

O prefeito da capital ainda lembrou que a indústria brasileira se posiciona em prol da sustentabilidade e o mundo cobra posicionamentos mais efetivos quanto à temática. “A Suframa tem um papel importantíssimo nisso. Nós brasileiros precisamos, principalmente quem tem alguma parcela de responsabilidade, ter a obrigação de ajudar neste reposicionamento necessário do Brasil”, citou.

Prefeito Hildon Chaves ressaltou a importância da Suframa Prefeito Hildon Chaves ressaltou a importância da SuframaHildon lembrou ainda que a retomada das reuniões do CAS de forma presencial contribui no conhecimento das potencialidades e fragilidades existentes na Amazônia.

Para o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, há uma busca diária por resultados práticos das demandas da classe empresarial, principalmente após uma temporada de dificuldades em virtude do período pandêmico. “Tudo o que vem acontecendo é fruto de medidas muito acertadas, apesar das dificuldades enfrentadas”, citou.

Na ocasião, Polsin defendeu a necessidade frequente de estruturação de novas cadeias produtivas e o apoio ao ecossistema regional de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto a Associação de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). “Com isso, será possível identificar e avaliar a execução de projetos de desenvolvimento de forma integrar a região toda de forma sinérgica e permanente”, acrescentou o superintendente dizendo que o ano de 2021 ainda é muito promissor.

Durante os sete primeiros meses deste ano, o polo industrial de Manaus (AM) registrou um crescimento de 52% em relação ao ano passado. O faturamento foi de R$ 87 milhões e, junto com isso, vem a elevação das oportunidades de emprego, registrados em 12%, mesmo durante a pandemia. A média é 102 mil empregos gerados a partir de políticas econômicas e mudanças de hábitos da população e da classe empresarial. Os dados são da Suframa.

Enquanto isso, a aprovação da pauta em Porto Velho representa, ao longo dos próximos três anos, a geração de 1.409 novas oportunidades de trabalho na área de atuação da Suframa.

REGISTROS

A presidência da reunião foi do secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. A reunião contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do governador de Rondônia, Marcos Rocha, prefeitos de outras cidades e de representantes de órgãos governamentais, dirigentes de entidades de classe e parlamentares.

SERVIÇO

A íntegra da reunião, ocorrida na forma híbrida, poderá ser acompanhada pelo Canal da Suframa no YouTube.

Mais Sobre Municípios

Chegada do Papai Noel, chuva de neve artificial e música são atrações da Cantata de Natal Sicoob Credisul, que será aberta dia 17 de dezembro

Chegada do Papai Noel, chuva de neve artificial e música são atrações da Cantata de Natal Sicoob Credisul, que será aberta dia 17 de dezembro

O Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO), já está todo decorado com muitas luzes e cores para receber os visitantes para a

Porto Velho inaugura decoração natalina com árvore de 30 metros de altura

Porto Velho inaugura decoração natalina com árvore de 30 metros de altura

Muitas luzes e interação entre as famílias. Na noite de domingo (5), foi aberta oficialmente a temporada de festividades natalinas pela Prefeitura de

Detran Rondônia participa da operação “Aciso” em Cabixi neste final de semana

Detran Rondônia participa da operação “Aciso” em Cabixi neste final de semana

As ações da operação “Ação Cívico-Social” (Aciso), serão retomadas no município de Cabixi neste sábado (3) pelo Governo de Rondônia e o Departamento E

Inauguração da iluminação natalina de Porto Velho acontece no próximo domingo (5)

Inauguração da iluminação natalina de Porto Velho acontece no próximo domingo (5)

O complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) será temporariamente aberto para visitação durante a temporada da programação Natal Luz