Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Hermínio Coelho quer mais escolas em Guajará-Mirim


Uilian Alves do Carmo   

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), encaminhou em sessão plenária ao Governo do Estado de Rondônia, junto a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), pedido de construção de uma escola para ensino fundamental e de duas escolas para o ensino médio no município de Guajará-Mirim, com o objetivo de atender localidades da periferia, e assim oferecer o direito constitucional de acesso à educação.

A proposta é que a escola de ensino fundamental atenda cerca de 440 crianças somando as comunidades de Rio Negro Ocaia, Santo André e Ricardo Franco. Segundo Hermínio Coelho existem inúmeras comunidades indígenas com crianças em idade escolar. “Há crianças que estão fora de sala de aula, pois a única escola que atende a região, não oferece a menor condição de funcionamento, colocando em risco a seguranças dos alunos, e consequentemente a qualidade de ensino”, esclareceu o deputado.

Segundo dados, a comunidade de Rio Negro Ocaia conta com cerca de 150 alunos, Santo André com 130 alunos e Ricardo Franco possui aproximadamente 160 alunos.

Para o ensino médio, uma unidade atenderá o Bairro Esmeralda que atualmente alcança cerca de 300 estudantes, explicou o deputado, ser um número significativo dentro de uma parcela da população carente, o que aumenta a perspectiva da região em receber esta estrutura.

A outra unidade escolar  solicita visa atender aos alunos do ensino médio das comunidades de Bom Sucesso, Lage Novo, Cachoeirinha, Ramal do Macaco e Senap que ocupam vasta extensão territorial fora da área urbana, e abrigam famílias que enfrentam dificuldades de locomoção para ter acesso a escola mais próxima da comunidade. “Há muitas famílias com filhos adolescentes que precisam de uma escola próxima a comunidade onde vivem, pois muitos deles são levados a abandonar os estudos e outros até a deixar suas famílias para viverem na cidade”, explicou Hermínio Coelho.Segundo o deputado, a classe estudantil dessas comunidades é de cerca de 80 alunos que esperam a construção da escola que prevê ensino em tempo integral, semanal, alojamento e transporte.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)