Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Hermínio Coelho quer mais escolas em Guajará-Mirim


Uilian Alves do Carmo   

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), encaminhou em sessão plenária ao Governo do Estado de Rondônia, junto a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), pedido de construção de uma escola para ensino fundamental e de duas escolas para o ensino médio no município de Guajará-Mirim, com o objetivo de atender localidades da periferia, e assim oferecer o direito constitucional de acesso à educação.

A proposta é que a escola de ensino fundamental atenda cerca de 440 crianças somando as comunidades de Rio Negro Ocaia, Santo André e Ricardo Franco. Segundo Hermínio Coelho existem inúmeras comunidades indígenas com crianças em idade escolar. “Há crianças que estão fora de sala de aula, pois a única escola que atende a região, não oferece a menor condição de funcionamento, colocando em risco a seguranças dos alunos, e consequentemente a qualidade de ensino”, esclareceu o deputado.

Segundo dados, a comunidade de Rio Negro Ocaia conta com cerca de 150 alunos, Santo André com 130 alunos e Ricardo Franco possui aproximadamente 160 alunos.

Para o ensino médio, uma unidade atenderá o Bairro Esmeralda que atualmente alcança cerca de 300 estudantes, explicou o deputado, ser um número significativo dentro de uma parcela da população carente, o que aumenta a perspectiva da região em receber esta estrutura.

A outra unidade escolar  solicita visa atender aos alunos do ensino médio das comunidades de Bom Sucesso, Lage Novo, Cachoeirinha, Ramal do Macaco e Senap que ocupam vasta extensão territorial fora da área urbana, e abrigam famílias que enfrentam dificuldades de locomoção para ter acesso a escola mais próxima da comunidade. “Há muitas famílias com filhos adolescentes que precisam de uma escola próxima a comunidade onde vivem, pois muitos deles são levados a abandonar os estudos e outros até a deixar suas famílias para viverem na cidade”, explicou Hermínio Coelho.Segundo o deputado, a classe estudantil dessas comunidades é de cerca de 80 alunos que esperam a construção da escola que prevê ensino em tempo integral, semanal, alojamento e transporte.

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce