Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

HCB atende quase 400 pessoas em Ji-Paraná


Foi com intenso comparecimento da população ji-paranaese que aconteceu o atendimento da carreta oncológica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Pela quarta vez no município, este ano o trabalho foi realizado durante dois dias e 360 pessoas foram atendidas na com exames preventivos de colo de útero, pele e próstata, e também foram realizadas 28 pequenas cirurgias de pele.

Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora o HCB em Ji-Paraná, a cada ano a demanda aumenta. “Se tivéssemos condições de atender mil pessoas teria havido demanda. Infelizmente a saúde ainda é muito carente. Estamos felizes com o resultado do trabalho, ocorreu tudo de forma tranqüila”, comentou Silvia.

Os exames realizados devem ter seus resultados dentro de aproximadamente 30 dias. Caso sejam confirmados casos de câncer, o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer do Município (GAPC), que é responsável pela vinda da carreta ao município, entrará em contato com os pacientes. No último ano, dos 240 atendimentos, 16 casos foram positivos. E neste ano já foram confirmados cinco casos de câncer de pele.

A equipe de Barretos é composta por médicos e enfermeiros. O atendimento é totalmente gratuito e aconteceu no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
“Estamos muito felizes por poder realizar este trabalho em Ji-Paraná e, vindo de tão longe, conseguir trazer a prevenção para o município”, disse Daiane Silva, enfermeira do HCB.

Fonte: Decom

A carreta seguiu para Jaru, onde realizará atendimento hoje e amanhã.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)