Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará terá grito dos excluídos no 7 de setembro


O Grito dos Excluídos é uma manifestação realizado em quase todas as cidades do país durante a semana da pátria, tendo seu ápice de protestos e reivindicações nas comemorações realizada no dia da Independência, 7 de setembro.

A Marcha dos excluídos que acontecerá no próximo sábado, 7, tem como grande objetivo articular os vários setores da sociedade civil organizada, descontente, particularmente os mais necessitados e excluídos, em defesa intransigente da cidadania e em favor da promoção da justiça social para todos, questionando, sobretudo, a atitude pouco eficiente das autoridades constituídas (legislativos e executivos) e, particularmente, contestando os péssimos serviços públicos oferecidos ao cidadão.

“Juventude que Ousa Lutar Constrói o Projeto Popular!” é o lema do 19º Grito dos Excluídos que, no dia 07 de setembro deste ano estará acontecendo em todo o Brasil.

Realizar a manifestação no dia da pátria, no entendimento dos organizadores do manifesto, é estratégico, uma vez que atinge o púbico mais jovem, pois, na Pérola do Mamoré o desfile do dia 7 de setembro tem assumido contornos que vão além do ato cívico, ganhando dimensões de uma grande festa popular que envolve todos os moradores, especialmente a juventude, atraindo também centenas de turistas de outras cidades, de outros Estados da Federação e do país vizinho.

A Coordenação do Grito dos Excluídos em Guajará-Mirim conclama toda população (brasileiros e bolivianos aqui residentes), em especial a juventude da cidade, segmento que mais sofre as consequências da sociedade excludente em que vivemos, para juntos ocuparmos as ruas e praças em defesa de uma cidade mais justa e includente, e por mais serviços públicos de qualidade, eficientes e para todos.

A concentração da marcha do Grito dos Excluídos de Guajará-Mirim acontecerá na Praça Mário Correia, centro, a partir da 08 horas do dia 7 de setembro, neste próximo sábado.

A Coordenação do Grito chama a todos os descontentes com serviços prestados pelo poder público local, na área da saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego, habitação e regularização fundiária, iluminação, coleta de lixo e saneamento públicos, cultura, esporte e lazer, entre outros, para participarem dos manifestos, trazendo cartazes e faixas de protestos e, juntos reivindicarem por mudanças e mais cidadania para população que mais sofre e necessita de serviços públicos de qualidade.

Fonte: Ariel Argobe
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)