Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará terá grito dos excluídos no 7 de setembro


O Grito dos Excluídos é uma manifestação realizado em quase todas as cidades do país durante a semana da pátria, tendo seu ápice de protestos e reivindicações nas comemorações realizada no dia da Independência, 7 de setembro.

A Marcha dos excluídos que acontecerá no próximo sábado, 7, tem como grande objetivo articular os vários setores da sociedade civil organizada, descontente, particularmente os mais necessitados e excluídos, em defesa intransigente da cidadania e em favor da promoção da justiça social para todos, questionando, sobretudo, a atitude pouco eficiente das autoridades constituídas (legislativos e executivos) e, particularmente, contestando os péssimos serviços públicos oferecidos ao cidadão.

“Juventude que Ousa Lutar Constrói o Projeto Popular!” é o lema do 19º Grito dos Excluídos que, no dia 07 de setembro deste ano estará acontecendo em todo o Brasil.

Realizar a manifestação no dia da pátria, no entendimento dos organizadores do manifesto, é estratégico, uma vez que atinge o púbico mais jovem, pois, na Pérola do Mamoré o desfile do dia 7 de setembro tem assumido contornos que vão além do ato cívico, ganhando dimensões de uma grande festa popular que envolve todos os moradores, especialmente a juventude, atraindo também centenas de turistas de outras cidades, de outros Estados da Federação e do país vizinho.

A Coordenação do Grito dos Excluídos em Guajará-Mirim conclama toda população (brasileiros e bolivianos aqui residentes), em especial a juventude da cidade, segmento que mais sofre as consequências da sociedade excludente em que vivemos, para juntos ocuparmos as ruas e praças em defesa de uma cidade mais justa e includente, e por mais serviços públicos de qualidade, eficientes e para todos.

A concentração da marcha do Grito dos Excluídos de Guajará-Mirim acontecerá na Praça Mário Correia, centro, a partir da 08 horas do dia 7 de setembro, neste próximo sábado.

A Coordenação do Grito chama a todos os descontentes com serviços prestados pelo poder público local, na área da saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego, habitação e regularização fundiária, iluminação, coleta de lixo e saneamento públicos, cultura, esporte e lazer, entre outros, para participarem dos manifestos, trazendo cartazes e faixas de protestos e, juntos reivindicarem por mudanças e mais cidadania para população que mais sofre e necessita de serviços públicos de qualidade.

Fonte: Ariel Argobe
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)