Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará-Mirim: Secretária da Semad pede exoneração


Mas um capítulo da novela petista que tem como cenário o Palácio Pérola do Mamoré e, como personagens, o alcaide da cidade, companheiros e companheiras do partido da estrela vermelha, além da poderosa ‘eminência parda’, alojada em outro poder e palácio, de onde terce a trama e enredo deste folhetim cheio de dramas e reveses.

No capitulo de hoje, a novela da República do Mamoré, protagonizada pela autoridade máxima do executivo municipal, estreante no papel de Prefeito, tem como ápice dramático o pedido de exoneração entregue ao Prefeito na última segunda-feira, 9, em forma de minucioso relatório técnico assinado pela titular da SEMAD, Professora Lílian da Silva Ferreira que, durante o período da disputa eleitoral, foi coordenadora da campanha do então candidato Dúlcio Mendes.

Desde o início da atual administração, a Executiva do PT de Guajará-Mirim, os secretários petitas e a militância partidária autêntica tem encontrado muitas dificuldades em dialogar com o alcaide do Palácio Pérola do Mamoré, fato que tem deixado a companheirada insatisfeita com a postura do Prefeito e, sobretudo, com os rumos e desempenho da Prefeitura.

O Prefeito, nos últimos meses, passou a atribuir ao desempenho do ex-secretário de Planejamento, Professor Walmor Pereira da Silva, os insucessos de sua gestão, opinião da qual os secretários petistas e toda militância partidária discordavam e conferiam ao próprio prefeito, sua administração pífia, alertando Dúlcio que os baixos resultados da gestão concentravam-se, particularmente, na SEMOSP e SEMSAU.

A falta de diálogo entre o chefe do executivo municipal, os secretários petistas e a Executiva do PT só fez aumentar o descompasso entre o projeto político do Partido dos Trabalhadores e as posições do alcaide do Palácio Pérola do Mamoré, petista não muito ortodoxo.

Em agosto, o clímax dessa novela com fortes pitadas de dramalhão mexicano culminou com a exoneração de dois secretários municipais entrincheirados nas fileiras do PT: Ariel Argobe, titular da cultura, esporte, lazer e turismo, e Walmor Pereira da Silva, Secretário de Planejamento.

Para ocupar a SEMPLA, o Prefeito há muito vinha costurando nos bastidores, sozinho e sem participação do Partido da Estrela, o nome de Rubiafran Santos que, no entendimento do alcaide, portadora de currículo capaz de solução para todas as mazelas da administração municipal.

Para cultura, depois de ouvir quase uma dezena de “não, muito obrigado pelo convite para assumir a SEMCET” – todos os nomes de fora dos quadros petistas – Dúlcio se viu obrigado buscar dentro do próprio PT o nome da Professora Sâmia Melgar para assumir a pasta da cultura.

Com o nome a Professora Sâmia, filiada ao PT, a hoste política e pensante da administração de Dúlcio acreditava arrefecer os ânimos dentro do partido. Ledo engano. Enganou-se o Prefeito, os seus assessores mais próximos – em especial o núcleo avesso ao PT.

A Professora Lílian já há algum tempo confidenciava aos seus pares que se sentia muito incomodada com os rumos da administração e a falta de tato político do Prefeito. Na opinião dos companheiros vermelhos, o estilo Dulcio Mendes se assemelha muito mais ao perfil de um monarca absolutista da Idade Média, e jamais ao jeito PT de governar.

Ainda durante posse da Secretária Rubiafran Santos, oriunda da tropa de elite de Atalíbio Pegorini, ex-prefeito envolvido em escândalos e prisões, o atual mandatário do Palácio Pérola do Mamoré descreveu a SEMPLA da era do companheiro Walmor como a ‘Secretaria do Gerúndio’.

A fala do Prefeito revoltou mais ainda a militância petista e os amigos de Walmor, que classificam a atitude do Prefeito como deselegante e antiética. Tal fato só consolidou de vez as intenções da Secretária da SEMED, de deixar a secretaria, pois Lílian Ferreira tem o ex-secretário da SEMPLA como compadre e toda sua família em altíssima conta.

Hoje, quinta-feira 13, por volta do meio dia, a Professora Lilian Ferreira recebeu em sua residência a Secretária do Gabinete do Prefeito, portadora de documento oficial no qual Dúlcio Mendes comunica aceitar o pedido de exoneração da já ex-secretária da SEMAD, Lilian Ferreira.

E assim segue a Prefeitura de Dúlcio Mendes, cada vez mais distante do PT e da companheirada que durante 16 anos carregou o candidato Dúlcio e acalentou o sonho de administrar a Prefeitura para todos e todas.

Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela que tem enredo estilo ‘pote sem fundo’. Afinal, ainda há companheiros no staff do Prefeito Dúlcio Mendes e, dentre eles, um petista faminto por poder ilimitado e que defende, com todas as garras, o nome da ‘eminência parda’ alojada no Legislativo Municipal, para ocupar a chefia da SEMAD. Ademais, a Executiva Municipal do PT de Guajará se prepara para tomar posição enérgica diante da postura do monarca absolutista que reina sem rumo e leme nas vastas terras verdes do Império do Mamoré. Quem viver verá!

Fonte: Ariel Argobe, artista plástico e funcionário da UNIR.

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam