Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 - 12h44
Com o degelo da Cordilheira dos Andes e os fortes temporais que estão assolando Santa Cruz de La Sierra, Riberalta e Guayaramerin/Beni/Bolívia fronteira com Guajará-Mirim contribui para o grande volume de água no Rio Mamoré e Guaporé, que deságuam no rio Madeira.
Levantamentos obtidos na Agência Fluvial da Marinha, na Pérola do Mamoré, apontam considerável aumento no rio Mamoré. No dia 31 de janeiro de 2006 o nível do rio estava em 10 metros, enquanto na mesma data em 2007 o nível foi de 9,62 metros e agora em 2008 também no dia 31/01, chegou a 9,96 metros. No dia 12 de fevereiro de 2006 a altura das águas era de 10,18 metros, na mesma data em 2007 o nível alcançou 9,92, no último dia 12 foi registrado 10,37 e na manhã de terça-feira 19, o nível estava em 10,47 metros.
Segundo o Capitão Tenente (AA) – Agência Fluvial no município, Adalto Pereira da Silva, se as chuvas continuarem no ritmo que está à previsão é de que possa ocorrer uma elevação bem maior que a do ano passado no rio Mamoré. A Agência informou ainda que o aumento do volume d'água é de cerca de 3 cm por dia e se continuarem as chuvas esse ano o rio deverá parar de subir no início de março.
Com relação a uma possível alagação, o bairro Triângulo é o primeiro a ser atingido pela cheia do Mamoré. Ainda não há sinal de alagamento, propriamente dito, no referido bairro e se houver, segundo fontes na prefeitura, o município estar em alerta para atender as famílias atingidas pelas águas.
Bolívia
Conforme relatos de autoridades bolivianas, militares e civis que visitaram Guajará-Mirim na manhã de terça-feira 18, a cidade de Trinidad estar debaixo d'água e algumas ruas estão inundadas com até 80 cm de água.
Fonte: O Mamoré - Foto: Edson Almeida
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)