Porto Velho (RO) sábado, 23 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará-Mirim recebe benefício do Promec



No último sábado (06) o governador Ivo Cassol, acompanhado dos deputados estaduais, Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia Legislativa, Miguel Sena, secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental-Sedam, Cleto Muniz de Brito, o prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo e o Presidente da Câmara Municipal, Vanderlei, assinou o termo de lançamento do Programa de Mecanização Agrícola - Promec, na Comunidade São Miguel, que fica a 18 quilômetros de Guajará-Mirim, considerada a maior produtora de abacaxi da espécie kinari, muito apreciado pelo sabor adocicado.

O programa beneficia produtores rurais com 5 horas para quem possui até 100 hectares de terra. Este ano, quinhentos pequenos produtores serão beneficiados. O vice-presidente da Associação Rural, Manoel Barroso, agradeceu o apoio do Governo do Estado. "Nunca um governante de Rondônia auxiliou tanto o pequeno produtor, mesmo fora de campanha, como o governador Ivo Cassol", observou.

O agricultor rural Valdenir Barroso, que possui 21 alqueires na região, ficou feliz em poder contar com o Promec. "Essas 5 horas máquinas vai facilitar muito a nossa vida, porque não temos maquinários para mexer com a terra. Tudo é feito na força do braço e isso significa seis meses para arrumar a terra para o plantio. Com as máquinas, a gente ganha tempo, serão apenas dois meses para iniciar a plantação".

Cassol comentou que desde quando o programa foi lançado no estado em 2003, centenas de famílias rurais foram beneficiadas. "O Promec atende Guajará-Mirim desde que foi  lançado. Em 2006 e 2007 800 famílias foram contempladas com o Promec. Este ano serão mais 500, com recursos próprios do Governo do Estado e sem custo para os pequenos produtores rurais. Isso significa 100% de atendimento aqui", declarou.

Inaugurado posto da Polícia Ambiental em Guajará-Mirim

Após o lançamento, o governador retornou para Guajará-Mirim onde participou de entrevistas no Programa Rota 89, Rádio Rondônia FM e também na Rádio Guajará FM, respondendo a perguntas dos ouvintes.
Ás 14h30, Cassol e a comitiva inauguraram a nova instalação do Grupamento de Policiamento Ambiental e fez a entrega de uma viatura. A solenidade de inauguração contou com a presença do Arcebispo de Guajará-Mirim, Dom Geraldo Verdier e do Comandante da Polícia Ambiental, Tenente Coronel Josenildo.

Na ocasião, Cassol assinou o termo de doação dos terrenos do Governo do Estado, onde funcionam a prefeitura de Guajará-Mirim, a Câmara Municipal e o Mercado Popular. "Na verdade estamos regularizando o Patrimônio Imobiliário do estado e que são utilizados pela prefeitura,estamos doando de forma legal", finalizo Cassol.

Encerrando a passagem por Guajará, o governador participou de uma partida de futebol entre os Másters de Guajará e o Consulado da Bolívia, retornando para Porto Velho no início da noite.

Na manhã deste sábado, Cassol estará em Vista Alegre do Abunã e Extrema, onde inaugura uma escola e reúne-se com moradores locais.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

O bom momento econômico de Vilhena fica evidente com relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (S

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho encerra nesta sexta-feira (22), às 13h, uma ação de regularização dos imóveis localizados nos bairros Calama e Paraíso. O

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou na quinta-feira (21) da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAS) da Superintendê

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi