Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará-Mirim recebe benefício do Promec



No último sábado (06) o governador Ivo Cassol, acompanhado dos deputados estaduais, Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia Legislativa, Miguel Sena, secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental-Sedam, Cleto Muniz de Brito, o prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo e o Presidente da Câmara Municipal, Vanderlei, assinou o termo de lançamento do Programa de Mecanização Agrícola - Promec, na Comunidade São Miguel, que fica a 18 quilômetros de Guajará-Mirim, considerada a maior produtora de abacaxi da espécie kinari, muito apreciado pelo sabor adocicado.

O programa beneficia produtores rurais com 5 horas para quem possui até 100 hectares de terra. Este ano, quinhentos pequenos produtores serão beneficiados. O vice-presidente da Associação Rural, Manoel Barroso, agradeceu o apoio do Governo do Estado. "Nunca um governante de Rondônia auxiliou tanto o pequeno produtor, mesmo fora de campanha, como o governador Ivo Cassol", observou.

O agricultor rural Valdenir Barroso, que possui 21 alqueires na região, ficou feliz em poder contar com o Promec. "Essas 5 horas máquinas vai facilitar muito a nossa vida, porque não temos maquinários para mexer com a terra. Tudo é feito na força do braço e isso significa seis meses para arrumar a terra para o plantio. Com as máquinas, a gente ganha tempo, serão apenas dois meses para iniciar a plantação".

Cassol comentou que desde quando o programa foi lançado no estado em 2003, centenas de famílias rurais foram beneficiadas. "O Promec atende Guajará-Mirim desde que foi  lançado. Em 2006 e 2007 800 famílias foram contempladas com o Promec. Este ano serão mais 500, com recursos próprios do Governo do Estado e sem custo para os pequenos produtores rurais. Isso significa 100% de atendimento aqui", declarou.

Inaugurado posto da Polícia Ambiental em Guajará-Mirim

Após o lançamento, o governador retornou para Guajará-Mirim onde participou de entrevistas no Programa Rota 89, Rádio Rondônia FM e também na Rádio Guajará FM, respondendo a perguntas dos ouvintes.
Ás 14h30, Cassol e a comitiva inauguraram a nova instalação do Grupamento de Policiamento Ambiental e fez a entrega de uma viatura. A solenidade de inauguração contou com a presença do Arcebispo de Guajará-Mirim, Dom Geraldo Verdier e do Comandante da Polícia Ambiental, Tenente Coronel Josenildo.

Na ocasião, Cassol assinou o termo de doação dos terrenos do Governo do Estado, onde funcionam a prefeitura de Guajará-Mirim, a Câmara Municipal e o Mercado Popular. "Na verdade estamos regularizando o Patrimônio Imobiliário do estado e que são utilizados pela prefeitura,estamos doando de forma legal", finalizo Cassol.

Encerrando a passagem por Guajará, o governador participou de uma partida de futebol entre os Másters de Guajará e o Consulado da Bolívia, retornando para Porto Velho no início da noite.

Na manhã deste sábado, Cassol estará em Vista Alegre do Abunã e Extrema, onde inaugura uma escola e reúne-se com moradores locais.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç