Sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 14h35
O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) voltou a alertar ao prefeito de Guajará-Mirim, Atalíbio Pegorini, sobre denúncias de contratação de médicos formados no exterior e sem a convalidação do diploma no Brasil. Em ofício encaminhado essa semana à Prefeitura de Guajará-Mirim, alertando sobre a ilegalidade nesse tipo de contratação.
Segundo o Conselho, há denúncia de que a prefeitura de Guajará estaria viabilizando a contratação de médicos estrangeiros, sem o competente registro no órgão de classe, para o atendimento no serviço público de saúde.
A presidente do Cremero, Inês Motta, explica que o ato pode ser resultado de uma má interpretação do decreto no 6.737/2009. Ela lembra que médicos estrangeiros podem trabalhar e estudar no Brasil, mas para isso eles devem revalidar seus diplomas de médico, realizando exames em universidades públicas.
A contratação de médicos estrangeiros cujos diplomas ainda não foram revalidados é ilegal, segundo enfatizou Inês Motta. “O acordo firmado entre Brasil e Bolívia não modifica direitos e obrigações estabelecidos por outros acordos e tratados vigentes”, atenua a médica.
Segundo a presidente do Cremero, a Unir (Universidade Federal de Rondônia) já se propôs a se credenciar para revalidar os diplomas de médicos estrangeiros.
Monte Negro contrata médicos
A Prefeitura do município de Monte Negro, interior do Estado, encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) avisando que está contratando profissionais médicos, devidamente registrados no Cremero, para trabalhar em regime estatutário, de 40 horas semanais, para integrar as equipes de Saúde da Família.
Os interessados podem procurar o Cremero, na Avenida Imigrantes (BR-319), nº 3.414 - bairro Liberdade.
Fonte: Ascom/Cremero
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH
A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)