Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará Mirim comemora 78 Anos de instalação


A prefeitura está proporcionando a população vasta programação cultural

O Município de Guajará Mirim completa no dia de hoje, 10 de abril, 78 anos de instalação. Para comemorar a data, a prefeitura vem realizando desde a última quinta feira dia 5, vasta programação que engloba exposição de artes, artesanato, inaugurações e shows artísticos.

O nome do Município de Guajará Mirim é de origem indígena que significa Cachoeira (Guajará) Pequena (Mirim), assim já era conhecido o local desde o século XVIII, como um dos pontos de referência geográfica na rota Santa Maria de Belém-do-Pará/Vila Bela da Santíssima Trindade em Mato Grosso. No início do século XX tornou-se mais conhecido ao ser o local escolhido para o ponto terminal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. (concluída em 30 de abril de 1912 e inaugurada oficialmente em 01 de agosto deste mesmo ano).

No dia 12 de julho de 1928, o povoado de Guajará Mirim era elevado a categoria de cidade, passando a ser sede do Município do mesmo nome, através da Lei n.º 991, do Governo do Estado do Mato Grosso, sua instalação foi no dia 10 de abril de 1929.

Em 1943, passou a constituir-se parte integrante do Território Federal do Guaporé (Rondônia), na condição de município, ostentando o seu nome original de Guajará Mirim, cognominada a "Pérola do Mamoré".

Mais Sobre Municípios

Hildon Chaves garante que processo para a compra de vacinas não causa prejuízo ao município

Hildon Chaves garante que processo para a compra de vacinas não causa prejuízo ao município

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, disse, na quinta-feira (22), que o município não será prejudicado se ficar comprovado que o processo da ve

Decreto municipal beneficia empresas que dependem de licenças sanitárias para funcionar em Porto Velho

Decreto municipal beneficia empresas que dependem de licenças sanitárias para funcionar em Porto Velho

Um decreto assinado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, inclui as empresas que dependem das licenças sanitárias para funcionar legalmente,