Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Guajará Mirim: Aos 83 anos, cidade está renascendo


Ao completar nesta terça-feira (10) 83 anos, a cidade de Guajará Mirim recebeu mais presentes do governo do Estado. São mais obras e serviços anunciados pelo governador Confúcio Moura, que esteve na cidade para participar da cerimônia em comemoração ao aniversário. Durante o evento, realizado em frente a prefeitura, Guajará Mirim: Aos 83 anos, cidade está renascendo - Gente de Opiniãoo governador falou de sua determinação em devolver a importância histórica a Guajará-Mirim, que já foi a segunda cidade mais importante do Estado.

Esquecida por sucessivos governos e com uma área territorial de reservas ambientais que chega a 93%, o município sofre severas restrições para o setor produtivo e precisa de novas alternativas econômicas. Para o governador Confúcio Moura, uma delas é tornar Guajará-Mirim em ‘cidade educativa’. Hoje é a segunda do Estado em espaço territorial, mas a oitava em população.

Durante a solenidade comemorativa, atribuiu-se a Guajará-Mirim a condições de “guardiã da História de Rondônia”. Além da história intimamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, tem a presença marcante da Igreja Católica na colonização de todo o Vale do Guaporé e construções que retratam a história de uma época em que o município concentrava toda a riqueza da região, baseada na extração da borracha e da castanha.

De Guajará, já emergiram lideranças em vários setores, como na política, com o ex-presidente nacional do PSDB e ex-deputado federal, Jose Aníbal, atual secretário de Minas e Energia do Estado de São Paulo; na área empresarial, como Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault e atual presidente mundial da Nissan, e ainda na esfera acadêmica e intelectual, Lauro Morhy, doutor em biologia molecular e ex-reitor da Universidade Federal de Brasília. Morhy foi o primeiro cientista brasileiro a determinar a estrutura seqüencial completa de uma proteína. A cidade é berço ainda de vários outros escritores, empresários e lideranças que se destacaram. Algumas delas, inclusive, foram homenageados com a comenda do Mérito Marechal Rondon, a maior honraria concedida pelo Estado a pessoas que prestaram serviço de relevância para o Estado.

É esse nível de excelência que o governador Confúcio Moura pretende devolver ao município. Para isso, dentro da programação das comemorações, inaugurou a primeira etapa da reconstrução da escola Alkindar Brasil de Arouca, uma das mais tradicionais da cidade. O próprio homenageado com o nome da escola construída no ano de 82, foi seringalista, comerciante e poeta por vocação. Deixou importante obra na literatura local. “Foi um poeta de mão cheia”, atesta o presidente da Academia de Letras de Guajará-Mirim, Paulo Saldanha.

A escola Alkindar Brasil de Arouca inaugura um novo conceito de padrão arquitetônico, com fachada em tijolos vazados que permitem a visão interna-extrena, com laboratórios de ciência, informática, geografia e história, refeitório, cantina, depósitos, pátio e ginásio cobertos. Por determinação do governador, a unidade escolar foi inserida no Projeto Guaporé, um dos sub-programas do Plano Futuro, que oferece educação em tempo integral. O governador disse que outras escolas do município também serão incluídas no Projeto Guaporé.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce