Terça-feira, 10 de abril de 2012 - 17h46
Ao completar nesta terça-feira (10) 83 anos, a cidade de Guajará Mirim recebeu mais presentes do governo do Estado. São mais obras e serviços anunciados pelo governador Confúcio Moura, que esteve na cidade para participar da cerimônia em comemoração ao aniversário. Durante o evento, realizado em frente a prefeitura, o governador falou de sua determinação em devolver a importância histórica a Guajará-Mirim, que já foi a segunda cidade mais importante do Estado.
Esquecida por sucessivos governos e com uma área territorial de reservas ambientais que chega a 93%, o município sofre severas restrições para o setor produtivo e precisa de novas alternativas econômicas. Para o governador Confúcio Moura, uma delas é tornar Guajará-Mirim em ‘cidade educativa’. Hoje é a segunda do Estado em espaço territorial, mas a oitava em população.
Durante a solenidade comemorativa, atribuiu-se a Guajará-Mirim a condições de “guardiã da História de Rondônia”. Além da história intimamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, tem a presença marcante da Igreja Católica na colonização de todo o Vale do Guaporé e construções que retratam a história de uma época em que o município concentrava toda a riqueza da região, baseada na extração da borracha e da castanha.
De Guajará, já emergiram lideranças em vários setores, como na política, com o ex-presidente nacional do PSDB e ex-deputado federal, Jose Aníbal, atual secretário de Minas e Energia do Estado de São Paulo; na área empresarial, como Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault e atual presidente mundial da Nissan, e ainda na esfera acadêmica e intelectual, Lauro Morhy, doutor em biologia molecular e ex-reitor da Universidade Federal de Brasília. Morhy foi o primeiro cientista brasileiro a determinar a estrutura seqüencial completa de uma proteína. A cidade é berço ainda de vários outros escritores, empresários e lideranças que se destacaram. Algumas delas, inclusive, foram homenageados com a comenda do Mérito Marechal Rondon, a maior honraria concedida pelo Estado a pessoas que prestaram serviço de relevância para o Estado.
É esse nível de excelência que o governador Confúcio Moura pretende devolver ao município. Para isso, dentro da programação das comemorações, inaugurou a primeira etapa da reconstrução da escola Alkindar Brasil de Arouca, uma das mais tradicionais da cidade. O próprio homenageado com o nome da escola construída no ano de 82, foi seringalista, comerciante e poeta por vocação. Deixou importante obra na literatura local. “Foi um poeta de mão cheia”, atesta o presidente da Academia de Letras de Guajará-Mirim, Paulo Saldanha.
A escola Alkindar Brasil de Arouca inaugura um novo conceito de padrão arquitetônico, com fachada em tijolos vazados que permitem a visão interna-extrena, com laboratórios de ciência, informática, geografia e história, refeitório, cantina, depósitos, pátio e ginásio cobertos. Por determinação do governador, a unidade escolar foi inserida no Projeto Guaporé, um dos sub-programas do Plano Futuro, que oferece educação em tempo integral. O governador disse que outras escolas do município também serão incluídas no Projeto Guaporé.
Fonte: Decom
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe
Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita
Uma programação especial foi preparada para a população da capital rondoniense. Neste sábado (11) a festa alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no d
Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios
Sebrae, em parceria com a União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER) e a Prefeitura Municipal, deu início no dia 29 de setembro, em São Feli