Quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 09h39
|
|
|
Defensor público Vitor Carvalho, da comarca de Guajará-Mirim convrsa com os jornalistas
Foto: gentilmente cedida pelo site O Mamoré |
A forma como os meios de comunicação de Guajará-Mirim vinham noticiando os suicídios ocorridos na localidade ao longo deste ano, levou o Núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) naquele município a reunir os veículos com o objetivo de conscientizar para uma nova abordagem desse assunto na mídia.
O primeiro encontro ocorreu semana passada durante o Fórum Institucional para Aprimoramento dos Meios de Comunicação de Guajará-Mirim (Fico!) com a participação de cinco veículos. Guajará-Mirim conta com 12 empresas de comunicação, incluindo televisão, rádios e sites de notícias. O trabalho de mediação está sendo desenvolvido em parceria com o grupo “Em Defesa da Vida”.
O defensor público Vitor Carvalho Miranda, que atua naquela comarca, afirmou que a decisão de iniciar esse trabalho extrajudicial surgiu após constatar o aumento do número de suicídios. “Acreditamos que a maneira como a informação é noticiada, pode incentivar, de forma indireta, para que as pessoas que já têm algum tipo de tendência ou predisposição a praticarem esse ato de desespero”, declarou o defensor.
Vitor Carvalho afirmou que essa ação de conscientização foi bem aceita pelos meios de comunicação que garantiram rever a metodologia de trabalho. “Na próxima reunião, esperamos a participação de todas as empresas”, disse.
De janeiro até agora, foram 17 suicídios ocorridos em Guajará-Mirim na faixa-etária que vai do adolescente ao jovem de até 30/35 anos. Segundo o defensor publico, a alegação de endividamento tem sido recorrente e estaria contribuindo para que essas pessoas decidam acabar com a própria vida.
Fonte: Ascom / DPE
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)