Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Grupo Bertin reativa indústria de leite condensado


Uma articulação entre empresários do setor alimentício, comandada diretamente pelo governador Ivo Cassol, resultou na construção de um plano de trabalho para solucionar grave questão que afeta a vida de milhares de pessoas na Zona da Mata: o destino da Condesa Norte, a primeira indústria de leite condensado instalada em Rondônia, que imobilizou investimentos de mais de 10 milhões de reais desde 2005, chegou a absorver 100.000 litros de leite/dia mas hoje acumula dívidas com fornecedores, empresas, trabalhadores e órgãos públicas que a transformaram num empreendimento, hoje, tecnicamente insolvente.

O Grupo Bertin, sediado em São Paulo (SP), um dos maiores do setor de processamento de carnes no Brasil, com faturamento anual de R$ 6 bilhões e 30.000 funcionários, formalizou proposta de aquisição de 100% das cotas do capital social da Condesa Norte Indústria e Comércio Ltda. Na proposta, datada de 1º de agosto e endereçada ao comitê de credores da empresa, o Grupo Bertin compromete-se a administrar a Condesa seguindo o plano de recuperação acordado em abril deste ano, com a mediação do juiz da 1ª Vara Cível de Rolim de Moura, Maximiliano Deitos.

Por causa das dificuldades administrativas encontradas pelo gestor judicial nomeado, o cronograma de pagamentos previsto no plano não foi cumprido e, assim, em assembléia realizada no último dia 7 de agosto, os srs. Orácio Pedro de Alcântara, gerente do Basa e representante dos credores com garantia real, Álvaro José Tomé Vargas e Leonardo Fabiano Cipriano, representantes dos credores trabalhistas, decidiram aprovar incondicionalmente a proposta de aquisição da integralidade das cotas da Condesa por parte do Grupo Bertin.

Intervenção do Governo do Estado foi decisiva para o êxito das negociações

“Desde o início das negociações, o Executivo estadual, através do governador Ivo Cassol, mobilizou sua estrutura, banco de dados e equipes técnicas para dar suporte a esta operação, inclusive com a viabilização de contatos com empresários de grande porte, como o Grupo Bertin, que já tivessem atuação no Estado, preferencialmente dedicados ao ramo alimentício e que se interessassem em reativar o negócio, um dos mais promissores entre todos os setores produtivos rondonienses”, afirmou Marco Antonio Petisco, secretário titular da SEAPES, que recebeu em seu gabinete os irmãos Reinaldo e Fernando Bertin, ao longo da negociação que culminou neste acordo.

Os credores da Condesa autorizaram a imediata substituição do credor judicial e a indicação, pelo Grupo Bertin, de um novo administrador. O próximo passo para a normalização das atividades da Condesa é a homologação,por parte da 1ª Vara Cível de Rolim de Moura, da decisão do comitê de credores. O juiz Maximiliano Deitos já pediu os autos, que estão conclusos para seu despacho.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

A Prefeitura de Vilhena tem acompanhado a resolução das obras do aeroporto Brigadeiro Camarão, para o restabelecimento dos voos e o aumento das oper

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

Mesmo com o aplicativo SASI estando disponível para cadastro de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho mantém como suporte o Call Ce

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

1099x743 A Prefeitura de Porto Velho realiza na terça-feira (18) e quinta-feira (20) as audiências públicas para a construção do Plano Plurianual dos