Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Grupo Bertin reativa indústria de leite condensado


Uma articulação entre empresários do setor alimentício, comandada diretamente pelo governador Ivo Cassol, resultou na construção de um plano de trabalho para solucionar grave questão que afeta a vida de milhares de pessoas na Zona da Mata: o destino da Condesa Norte, a primeira indústria de leite condensado instalada em Rondônia, que imobilizou investimentos de mais de 10 milhões de reais desde 2005, chegou a absorver 100.000 litros de leite/dia mas hoje acumula dívidas com fornecedores, empresas, trabalhadores e órgãos públicas que a transformaram num empreendimento, hoje, tecnicamente insolvente.

O Grupo Bertin, sediado em São Paulo (SP), um dos maiores do setor de processamento de carnes no Brasil, com faturamento anual de R$ 6 bilhões e 30.000 funcionários, formalizou proposta de aquisição de 100% das cotas do capital social da Condesa Norte Indústria e Comércio Ltda. Na proposta, datada de 1º de agosto e endereçada ao comitê de credores da empresa, o Grupo Bertin compromete-se a administrar a Condesa seguindo o plano de recuperação acordado em abril deste ano, com a mediação do juiz da 1ª Vara Cível de Rolim de Moura, Maximiliano Deitos.

Por causa das dificuldades administrativas encontradas pelo gestor judicial nomeado, o cronograma de pagamentos previsto no plano não foi cumprido e, assim, em assembléia realizada no último dia 7 de agosto, os srs. Orácio Pedro de Alcântara, gerente do Basa e representante dos credores com garantia real, Álvaro José Tomé Vargas e Leonardo Fabiano Cipriano, representantes dos credores trabalhistas, decidiram aprovar incondicionalmente a proposta de aquisição da integralidade das cotas da Condesa por parte do Grupo Bertin.

Intervenção do Governo do Estado foi decisiva para o êxito das negociações

“Desde o início das negociações, o Executivo estadual, através do governador Ivo Cassol, mobilizou sua estrutura, banco de dados e equipes técnicas para dar suporte a esta operação, inclusive com a viabilização de contatos com empresários de grande porte, como o Grupo Bertin, que já tivessem atuação no Estado, preferencialmente dedicados ao ramo alimentício e que se interessassem em reativar o negócio, um dos mais promissores entre todos os setores produtivos rondonienses”, afirmou Marco Antonio Petisco, secretário titular da SEAPES, que recebeu em seu gabinete os irmãos Reinaldo e Fernando Bertin, ao longo da negociação que culminou neste acordo.

Os credores da Condesa autorizaram a imediata substituição do credor judicial e a indicação, pelo Grupo Bertin, de um novo administrador. O próximo passo para a normalização das atividades da Condesa é a homologação,por parte da 1ª Vara Cível de Rolim de Moura, da decisão do comitê de credores. O juiz Maximiliano Deitos já pediu os autos, que estão conclusos para seu despacho.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)