Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo reconstrói pista do aeroporto de Ji-Paraná


Recursos próprios da ordem de R$ 2 milhões estão sendo investidos na reconstrução dos 1800 metros da pista de pouso e decolagem do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná. Apenas voos executivos poderão utilizar parte da pista durante a realização dos trabalhos. Esta é mais uma das grandes obras estruturantes na cidade realizada pelo Governo da Cooperação.

“O governador Confúcio Moura determinou a execução do serviço para assegurar aos usuários o transporte aéreo a partir da região Central do estado no final do ano”, anunciou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), engenheiro Lúcio Mosquini. “A partir do período chuvoso a pista poderia até ser interditada”, explicou o diretor, as razões de iniciar a reconstrução da pista neste momento.

Pelo projeto do DER, a pista e a iluminação dela serão totalmente refeitas. “Esta primeira etapa do serviço começou com 18 operários, maquinários e veículos pesados. A pista será removida e novo asfalto de alta qualidade será aplicado”, informou Rodrigo Viana, o chefe imediato do DER nesta frente de trabalho no aeroporto. Segundo ele, primeiro será reconstruída a metade da pista e em seguida a outra metade.

A restauração da pista por partes, explica Lúcio Mosquini, ocorrerá para que os voos executivos não sejam prejudicados durante a reforma. “A metade da pista é suficiente para os pousos e decolagens das aeronaves de pequeno porte, enquanto a outra metade está sendo refeita”, esclarece o diretor do DER, acrescentando que dois meses é o prazo máximo para terminar a restauração. “Podemos terminar antes”, frisa Mosquini.

“Ao final da reconstrução, a pista do aeroporto de Ji-Paraná terá capacidade para operar sem problema algum nos próximos cinco anos”, informa o secretário Regional de Governo, Romildo Pereira. Para Pereira, o aeroporto é mais uma obra do governador Confúcio Moura que merece destaque na história de Ji-Paraná e de Rondônia. “O governador tem feito muito por nós e pelo estado”, avalia Romildo.

Para o prefeito Jesualdo Pires, que também acompanhou o diretor do DER no aeroporto, a ação do governador Confúcio Moura é corajosa. “Ele [o governador] está resolvendo o problema do aeroporto de Ji-Paraná”, declarou à imprensa local.
 

Maquinário novo

Adquirido pelo Governo da Cooperação, por meio de licitação internacional, a maquina recicladora de asfalto foi comprada nos Estados Unidos. “Visitei aquele País [Estados Unidos], conheci o equipamento, sua funcionalidade e economicidade. O governador Confúcio Moura decidiu que deveríamos investir no maquinário”, diz Lúcio Mosquini, garantindo que boa parte da estrutura do DER foi ampliada com maquinários novos. “Não precisamos alugar máquinas”, ri Mosquini, declarando que o aluguel hora/máquina de uma recicladora de asfalto chega a custar R$ 2,5 mil.

A chamada recicladora de asfalto utiliza um método de reciclagem total de pavimento reaproveitando o material do asfalto antigo na recuperação da nova estrutura. O processo de reciclagem funciona da seguinte maneira: as lâminas penetram profundamente no asfalto, retira toda a camada danificada e possíveis rachaduras ou outras más-formações. Então é adicionado um estabilizador que deve ser escolhido de acordo com as características do pavimento que se pretende aplicar. Os aditivos são misturados e agregados ao material reciclado em um processo que combina pós-aquecimento e secagem, garantindo o controle total da umidade do asfalto a ser posteriormente recolocado.

O asfalto a ser utilizado na pista será fabricado na Usina de Asfalto Quente já está instalada e em plena operacionalidade em Ji-Paraná. A fábrica tem capacidade de gerar 800 toneladas de massa asfáltica de alta qualidade todos os dias.
 

Mais obras

O Governo da Cooperação mantém outras obras estruturantes de grande porte em Ji-Paraná. Paralelamente às obras do aeroporto José Coleto, o secretário regional de Governo na cidade, Romildo Pereira, destaca o início, também, dos serviços de base para o asfaltamento de 13 km do anel viário. Romildo Pereira faz questão de informar outras principais obras do governo do Estado em Ji-Paraná, a saber: canalização, drenagem e urbanização do igarapé Pintado nos bairros de Nova Brasília e São Francisco; asfaltamento urbano de 50 km; construção de uma escola que funcionará em horário integral no padrão de exigência do Ministério da Educação, outras cinco escolas indígenas, em parceria com a União e o Município, o Governo edifica 593 habitações no programa Morada Nova.

Fonte: Paulo Sérgio / Decom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam