Porto Velho (RO) domingo, 17 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo lança campanha de vacinação da Aftosa


 
Autoridades políticas de todo o estado e agricultores da grande região do Vale do Jamari participaram no último sábado, (9) em Ariquemes, da solenidade de lançamento da 30ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, que acontece entre os dias 15 de abril a 15 de maio em reses com idade de 0 a 24 meses.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo com a campanha que a partir desta segunda-feira (11), entrará no ar, orientando o pecuarista sobre a necessidade de vacinar seu gado.

Responsável pela fiscalização e orientação da campanha, a Agência de Defesa Sanitária Agropastoril do Estado (Idaron), apresentou um relato sobre a importância do órgão na fiscalização da qualidade do rebanho do estado. “O Idaron não foi criado para multar o produtor, a agência quer o produtor como parceiro”, disse o presidente Marcelo Henrique de Lima.

Marcelo lembrou que o estado possui 84 unidades do Idaron em funcionamento, e desde que assumiu a presidência, ele vem visitando cada uma delas para conhecer a estrutura e o funcionamento. Segundo ele, muitas precisam passar por uma reestruturação, a fim de se adequar e compreender a realidade de cada região.

O presidente agradeceu o empenho de todos os servidores das agências do Idaron em todo o estado, que formam uma equipe empenhada em fazer sempre o melhor trabalho possível.

Competitividade

Em discurso, o governador Confúcio Moura falou sobre a posição do pecuarista no Estado, que vive um grande momento com a valorização da arroba do boi. “Tivemos época de crise, hoje nosso gado esta valorizado, em breve vamos ter o preço da arroba competitivo com o de Mato Grosso, que é o maior produtor de gado do país”.

Confúcio Moura falou ainda sobre a modernização da pecuária, por meio de programas de recuperação de terra cansada e cuidados com o solo, para ter bom alimento para o gado durante todo o ano. “Chegou a hora de modernizar, de planejar, investir em escolas profissionalizantes, formando técnicos em mão de obra capacitada. Vamos dar ao filho do homem do campo ensino direcionado para cuidar da terra, aprender a investir na roça, trazer as novidades tecnológicas para o campo”.

Pesquisa

O governador disse que na próxima semana enviará para votação na Assembléia Legislativa uma proposta para a criação da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica, para conhecer, estudar e melhorar sementes e espécies.

Confúcio destacou o exemplo no controle da aftosa, que resulta na valorização do boi. “Esta política séria de vacinação do rebanho bovino em Rondônia tem sido conduzida com extrema competência por todos os governos, desde a criação do Idaron. Tem constituído a mais espetacular parceria entre o Governo que faz uma parte, e o produtor que faz a parte ainda maior, que é comprar a vacina e a vacinação do gado. A realidade mudou. E mudou muito. Rondônia hoje é grande exportador de carne para o mundo. Parabéns Rondônia, e vamos continuar fazendo a nossa parte, a de trabalhar para manter nosso rebanho livre de riscos da febre aftosa”.

O governador agradeceu a homenagem do pecuarista Orozimbo do Nascimento, que abriu solenemente a campanha contra a febre aftosa em Rondônia.

Entre as autoridades políticas presentes estiveram o senador Valdir Raupp, os deputados federais Marinha Raupp, Natan Donadon e Moreira Mendes, os deputados estaduais Lorival Amorim, Saulo Moreira, Zequinha Araújo e Maurão de Carvalho, o prefeito de Ariquemes Márcio Raposo, secretários de estados, prefeitos e vereadores de toda a região.


Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Hospital de Campanha da Prefeitura de Vilhena vai oferecer mais 20 leitos para covid-19 nos próximos dias

Hospital de Campanha da Prefeitura de Vilhena vai oferecer mais 20 leitos para covid-19 nos próximos dias

A Prefeitura de Vilhena está habilitando um Hospital de Campanha para atender os pacientes que necessitem de atendimento e tenham sintomas de covid-

Prefeitura de Porto Velho volta a fechar Parque da Cidade para evitar aglomerações

Prefeitura de Porto Velho volta a fechar Parque da Cidade para evitar aglomerações

Em decorrência do período de calamidade pública e o aumento de mortes causadas pela Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Dese

IPTU E TRSD - Prefeitura de Porto Velho informa que serviços podem ser feitos de forma virtual

IPTU E TRSD - Prefeitura de Porto Velho informa que serviços podem ser feitos de forma virtual

Atenta a elevação no número de infectados pela Covid 19, a Prefeitura de Porto Velho por intermédio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa aos co

Prefeito Hildon Chaves restabelece desconto de 20% sobre IPTU e TRSD

Prefeito Hildon Chaves restabelece desconto de 20% sobre IPTU e TRSD

Considerando o momento econômico que estamos passando em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secret