Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 18h15
Conforme explicou a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, a base de proteção integrada foi construída com objetivo de fortalecer a proteção e o gerenciamento das áreas legalmente protegidas no Corredor Ecológico; estabelecer a presença do Estado de forma a assegurar o desenvolvimento sob a ótica legal da região; elaborar e implementar modelos inovadores replicáveis para conservação da biodiversidade no Parque Estadual Guajará-Mirim e terras indígenas e suas áreas de entorno, incluindo as reservas legais das propriedades privadas.
A construção da Base Integrada de Proteção Ambiental além de servir para apoiar ações de proteção, fiscalização e policiamento ambiental na região, também poderá subsidiar profissionais de Biologia da Conservação, e outros profissionais ligados a estudos da flora e fauna e ainda universitários e acadêmicos interessados em elaboração de pesquisa científica voltadas a proteção e conservação da natureza, face a paisagem natural, abundância e riqueza de espécies.
A equipe que vai atuar na base integrada será composta por integrantes da Sedam, Batalhão de Polícia Ambiental, e caso haja interresse o Ibama, ICMbio e Funai poderão integrar as ações de proteção ambiental, as quais deverão permanecer na região por tempo indeterminado, havendo apenas revezamento das equipes.
Para apoiar as atividades que serão realizadas na região a Base Integrada está equipada com mobiliaria e instrumentos tecnológicos, como computadores, GPS, Notebooks, parabólica, internet via rádio, rádio SSB, e veículos tipo camionetes 4x4, tudo com foco ao combate efetivo aos desmatamentos que por anos vem crescendo na região e ameaçam o corredor ecológico e áreas protegidas.
A implantação da Base Integrada deverá ser acompanhada de ações informativas e educativas buscando o envolvimento das comunidades locais e ONGs no desenvolvimento de programas socioambientais, de forma a facilitar e fortalecer os trabalhos dos agentes públicos nas ações fiscalizadoras, no intuito de se buscar o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Decom
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira
A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)