Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo inaugura base integrada em Jacilândia


Conforme explicou a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, a base de proteção integrada foi construída com objetivo de fortalecer a proteção e o gerenciamento das áreas legalmente protegidas no Corredor Ecológico; estabelecer a presença do Estado de forma a assegurar o desenvolvimento sob a ótica legal da região; elaborar e implementar modelos inovadores replicáveis para conservação da biodiversidade no Parque Estadual Guajará-Mirim e terras indígenas e suas áreas de entorno, incluindo as reservas legais das propriedades privadas.

A construção da Base Integrada de Proteção Ambiental além de servir para apoiar ações de proteção, fiscalização e policiamento ambiental na região, também poderá subsidiar profissionais de Biologia da Conservação, e outros profissionais ligados a estudos da flora e fauna e ainda universitários e acadêmicos interessados em elaboração de pesquisa científica voltadas a proteção e conservação da natureza, face a paisagem natural, abundância e riqueza de espécies.

A equipe que vai atuar na base integrada será composta por integrantes da Sedam, Batalhão de Polícia Ambiental, e caso haja interresse o Ibama, ICMbio e Funai poderão integrar as ações de proteção ambiental, as quais deverão permanecer na região por tempo indeterminado, havendo apenas revezamento das equipes.

Para apoiar as atividades que serão realizadas na região a Base Integrada está equipada com mobiliaria e instrumentos tecnológicos, como computadores, GPS, Notebooks, parabólica, internet via rádio, rádio SSB, e veículos tipo camionetes 4x4, tudo com foco ao combate efetivo aos desmatamentos que por anos vem crescendo na região e ameaçam o corredor ecológico e áreas protegidas.

A implantação da Base Integrada deverá ser acompanhada de ações informativas e educativas buscando o envolvimento das comunidades locais e ONGs no desenvolvimento de programas socioambientais, de forma a facilitar e fortalecer os trabalhos dos agentes públicos nas ações fiscalizadoras, no intuito de se buscar o desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)