Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo inaugura 10 km de asfalto em Ouro Preto


O Governo de Rondônia, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, realizou na tarde da última sexta-feira (9), a solenidade de entrega de dez quilômetros de asfalto urbano usinado. O evento realizado no Teatro Municipal contou com a presença do governador Confúcio Moura; do senador licenciado e presidente do PMDB Nacional, Valdir Raupp; do prefeito reeleito Alex Testoni e outras autoridades.

A ação é parte integrante do Projeto Asfalto Boa que tem por objetivo a melhoria das condições de tráfego das cidades contempladas. Ao todo serão 500 quilômetros de asfalto urbano usinado entregues aos 52 municípios do estado.

Durante discurso, Confúcio Moura lembrou o momento político e econômico de instabilidade pelo qual o Estado e o país atravessam, ressaltando que o mais difícil de sua gestão já passou, que foi o primeiro ano de governo. “Agora é hora de ter esperança e de cumprir com os compromissos assumidos”, afirmou.

Moura fez uma pequena retrospectiva dos 22 meses de gestão. Dentre as ações destacadas, ele lembrou que recebeu da gestão anterior 232 maquinas do DER e durante sua gestão já comprou e pagou mais de 200 novos equipamentos que contribuirão com o desenvolvimento do estado. Dez usinas de asfalto foram instaladas em Rondônia para atender toda a demanda e para o próximo ano serão instaladas ainda novas usinas.

“Estamos atravessando um momento em que sentimos o reflexo da crise financeira. Temos que demonstrar criatividade todos os dias. Temos feito um trabalho de respeito, que merece elogio e o mais importante é que está sendo realizado com dinheiro próprio oriundo da economia de cafezinho, de diárias, combustível e da determinação do governo”, lembrou o diretor do DER, Lucio Mosquini.

Saúde

Ainda durante a tarde, Moura falou sobre investimentos realizados na saúde nos 22 meses de Governo.

Considerada uma das áreas mais criticas e a grande bandeira de sua gestão, a saúde é umas das prioridades do Governo da Cooperação. Moura disse durante o evento que havia ligado no Pronto Socorro João Paulo II para saber a situação dos pacientes. Com 150 leitos, o hospital estava com 300 pacientes, porém nenhum se encontrava no chão do hospital. Os pacientes com traumatismos são encaminhados para o Hospital de Base, um dia depois de dar entrada na unidade, para que seja realizada a cirurgia.

Importantes obras foram realizadas como a entrega de 120 leitos no HB, o Hospital Infantil Cosme e Damião, Hospital do Câncer, reforma e ampliação dos Hospitais de São Francisco, Buritis e para 2013, há projetos que contemplam a ampliação e reforma do Hospital de Guajará-Mirim no valor de R$ 12 milhões, a entrega das UPAS, que aguardam tramites legais, e construção de mais 10 leitos de UTI. Outros benefícios como possibilitar o agendamento de consultas, irão trazer comodidade e facilitar a vida da população.

Educação e Segurança

Investimentos na área também garantiram melhorias, tanto nas estruturas físicas, quanto nas condições de trabalho. A construção de novas escolas em todo o estado, que também contemplaram terras indígenas e a aprovação do PCCR da Educação, foram vitórias do Estado de Rondônia que tem na educação a esperança de uma melhoria do futuro. Emendas aprovadas através da bancada federal, Rondônia terá para 2013, R$ 80 milhões para investir na reforma de todas as delegacias do Estado.

Desenvolvimento

“Rondônia tem que ser um estado produtor de alimentos. O mundo Precisa e nós temos condições, são 160 mil propriedades e nenhum Estado da União tem está capacidade, devemos nos concentrar, pois Rondônia não tem espaço para crise” ressaltou Moura.

Para 2013 a meta é duplicar a produção leiteira e fomentar a agricultura. “Já investimos em usinas de calcário e investiremos mais ainda. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma realidade e vem beneficiando o homem do campo que, a partir do documento possui condições de melhorar de vida, pois ganha direito a crédito e assim poder investir em sua terra”.

O projeto de piscicultura vem ganhando força e o governo prepara condições para a comercialização do produto. Frigoríficos serão construídos e entregues às cooperativas, melhorando as condições dos produtores.

Lotando o teatro, o evento contou ainda com a participação da deputada federal Marinha Raupp, dos deputados estaduais Jaques Testoni, Marcelino Tenório e Luiz Claudio, Presidente da Camara de Ouro Preto, Gilvane Fernandes; da vice-prefeita Joselita Araújo, dos secretários Edson Vicente (Sedes), Rui Vieira (Sead), assessora do governo Vilma Alves, e prefeitos da região.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento