Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo firma parceria com pescadores de Pimenteiras


O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim (O Jorjão do Oxigênio) representou o governador Ivo Cassol, na reuniu com a Colônia dos Pescadores dos municípios de Pimenteiras, Cabixi e Cerejeiras, realizada na manhã desta quarta-feira (18/07) na Casa Civil.

O prefeito de Pimenteiras, Carlos Rogério Rodrigues e o vereador Luis Carlos (PMDB), João Anselmo Miller, (o João Branco), Tonin Stalberg e Antonio Campara, acompanharam a comissão de pescadores que pleiteiam junto ao governo do Estado, uma maior elasticidade na lei 1729, que proíbe a pesca profissional nas bacias hidrográficas dos rios Guaporé e Mamoré, e uma participação efetiva do governo junto aos 126 pescadores cadastrados na Cooperativa de Pescadores de Pimenteiras, que deverão adotar a nova modalidade da pesca turística e esportiva para a sua subsistência.

Joarez Jardim falou do convênio onde o Estado, busca a aquisição de um terreno para a construção de uma Indústria de beneficiamento de farinha. “A diversificação das atividades econômicas desses pescadores tem o apoio da Prefeitura de Pimenteiras, que sabe que o turismo ecológico, com certeza dará a cidade muito mais recursos financeiros e prestígio nacional e internacional junto aos países do G-7 que pregam e defendem uma maior preservação da Amazônia”, declarou Jardim.

Para que os pescadores do alto Guaporé não fiquem desempregados, o governador Ivo Cassol, vai ajudá-los financeiramente, através de convênio com a Colônia de Pescadores, até que as novas e rentáveis atividades que o Estado e a Prefeitura em conjunto com a Colônia dos Pescadores estão buscando implantar na região, tenha resultados positivos na prática.

Hotéis de selva, barcos de passeios e pesca esportiva serão financiados pelo Banco da Amazônia.

O vereador Luis Carlos saiu da reunião, satisfeito com os resultados alcançados, e ainda animado com a possível industrialização do peixe pescado no Vale do Guaporé, uma idéia de Joarez Jardim, que prega a agregação de valores e industrialização de toda e qualquer riqueza produzida em Rondônia.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)