Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo entrega trator a agricultores


Um trator equipado e quase R$ 2,5 milhões em contratos de financiamento beneficiarão agricultores de Itapuã do Oeste e região. Os contratos de crédito foram assinados com o Banco da Amazônia, na quinta-feira (18), na sede da Associação dos Produtores Rurais Aliança do Jamari (Aspraja), no município de Itapuã do Oeste.

Os agricultores receberam na sede da Associação o prefeito do município, João Testa, acompanhado de vereadores e dos deputados Edson Martins e Epifania Barbosa para receberem do Governo da Cooperação um trator de pneus com uma grade aradora, um distribuidor de calcário e uma carreta. Estes equipamentos vão dar suporte aos 41 planos de crédito financiados pelo Banco da Amazônia para aquisição de matrizes leiteiras, instalação de piquetes de pastejo rotacionado, como também, custeio de outras atividades agrícolas, envolvendo um montante de crédito da ordem de um milhão trezentos e trinta e nove mil reais.

O presidente da Aspraja, Altamirando Monteiro, fez um discurso emocionado, onde agradeceu às autoridades presentes, os deputados e o prefeito do município e deu ênfase à atenção do governo de Rondônia, através da Seagri e Emater-RO pelo trator cedido. Ele mostrou uma pequena, mas variada amostra de produtos agrícolas produzidos na comunidade, dizendo: “já produzíamos, mas agora, com este trator, vamos produzir muito mais para alimentar nossa comunidade, para vender e alimentar a cidade.”

O secretario executivo da Emater-RO, Luis Gomes Furtado, falou em nome do governo de Rondônia, disse que “o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, não pode estar presente, devido a outros compromissos, mas enviara sua mensagem de incentivo à produção, inclusive convocando os agricultores a participar da campanha de revitalização das lavouras cafeeiras e de outras políticas públicas, como a de melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro do Estado.”

O secretário da Emater-RO ainda anunciou o funcionamento da usina de calcário com capacidade de 400 toneladas, para agosto deste ano, e de outra usina, com a mesma capacidade, até o início do ano que vem. Com isso a produção de calcário deve dobrar, mas não atenderá totalmente a demanda, já que a necessidade do estado é de três milhões de toneladas de calcário.

Encerrando a solenidade, o secretário convidou o prefeito, os deputados presentes e mais o chefe de gabinete do deputado Zequinha Araujo para juntos entregarem as chaves do trator ao presidente da Aspraja. Foi servido um almoço com churrasco oferecido pela associação. No período da tarde continuaram os trabalhos com assinaturas dos financiamentos contraídos pelos produtores.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

A prefeitura do município de Ariquemes anunciou que a farmácia popular, atenderá a população também nos finais de semana, a partir do último sábado,

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Durante a primeira sessão extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara de vereadores de Cacoal, todos os doze vereadores (

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe