Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo entrega 760 títulos de propriedade rural


Agricultores do município de Nova Brasilândia do Oeste receberam na última quinta-feira, 10, títulos de propriedade rural, do Programa Terra Legal, do Governo Federal, em parceria com o Governo de Rondônia. No anfiteatro de Nova Brasilândia foram entregues 760 títulos a produtores rurais que esperaram o documento por cerca de 30 anos.

Festa

O município estava em clima de festa, afinal, tinha gente que há 30 anos esperava por este momento: “o povo queria muito que isso acontecesse, pois o documento de titularidade do seu pedacinho de terra é um sonho que agora virou realidade. O Governo do Estado está registrando Rondônia de fato e de direito na nossa História”, afirmou o prefeito de Nova Brasilândia, Gerson Neves, que ainda aproveitou para agradecer pelos 11 km de asfalto recém-realizados no município.

O governador Confúcio Moura disse que agora quem está recebendo o título é o dono da terra e pode deixa-la em herança para seus filhos, pode fazer financiamento, tem o imóvel mais valorizado, e aconselhou para que os produtores não vendam as suas terras, pois hoje “esse pedacinho de chão é um patrimônio seu que ninguém rouba e nem vai tirar. Zele por ele”, comentou o governador.

No local havia mais de 700 pessoas que ouviram atentamente as autoridades que parabenizaram a perseverança do homem do campo. A coordenadora estadual do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edinéia Gusmão, disse que este momento é muito importante para todo o Estado de Rondônia “pois todos estão sendo beneficiados com o programa Terra Legal, desde o homem do campo até as administrações de cada município, porque a titulação abre as portas para mais financiamentos, ampliando a produção e gerando mais dinheiro e trabalho no mercado.

Renda rural

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, disse que a titulação das terras vai mudar a realidade do campo, principalmente para os agricultores que trabalhavam sem acesso ao crédito. “Com o documento da propriedade, muda a realidade de vida, porque passa a haver recursos para a melhoria da propriedade e, com isso, há um maior volume de recursos que vai circular no meio rural, melhorando a vida da família em geral”. 

Espera

“Esperei 29 anos por este momento. Agora estou recebendo o meu tão sonhado título definitivo da minha terra”, afirmou feliz o agricultor José Gonçalves Coelho.  “Recebi o título de posse de 27 hectares que fica na linha 126, km 17 norte, de Nova Brasilândia. Hoje eu tenho café e gado, mas como vou poder fazer financiamento, vou aumentar a produção e diversificar o que produzo com outras culturas”, afirmou sorridente, ao lado da esposa Marlúcia de Sousa.

   Mercedes Martins Breseanini, de 81 anos, também recebeu o seu título definitivo de posse de 25 hectares de sua terra que fica na linha 134, km 13 sul. Apesar da idade, ela garante que vai aumentar a produção de leite e gado de corte. Muito feliz, ela afirmou: “eu trabalhava na terra mas ela não era minha, mas agora é. Este é um sonho que o Governo do Estado está realizando na minha vida. Obrigado governador”, agradeceu emocionada.

   Participaram também da solenidade o Senador Valdir Raupp, os deputados estadual Edson Martins; Jean de Oliveira e Eurípedes Lebrão; o delegado Geral da Polícia Civil da Zona da Mata, Renato Murare e o Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.

Fonte: Aristides Araújo / Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)