Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
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Governo do Estado solicita vistoria da Anac para o Aeroporto de Cacoal



Pronto para inauguração – marcada para o próximo sábado (27-03) – o Aeroporto de Cacoal receberá nas próximas semanas a segunda inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Em junho do ano passado o aeroporto recebeu a primeira vistoria e foi liberado para aviação geral (aeronaves de pequeno porte). Agora, com a conclusão da Seção de Combate a Incêndio (Secinc), encerrada no último mês, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) solicitou junto à Anac nova inspeção, agora visando à liberação para voos comerciais (aeronaves de grande porte). O governador Ivo Cassol inaugura o aeroporto a partir das 9 horas de sábado.

O diretor-geral do DER, engenheiro Jacques Albagli, disse que a obra, coordenada pelo Departamento, atende as exigências da Anac. “O aeroporto foi aprovado na primeira inspeção e a Anac exigiu apenas a construção do Secinc para liberá-lo para voos comerciais. Tudo foi executado conforme o projeto e o aeroporto começa despertar o interesse de empresas aéreas”, acrescentou. Lembrou ainda, que 40 homens do Corpo de Bombeiros de Rondônia receberam treinamento do Comando da Aeronáutica para atuar em situações de risco no aeroporto.

Histórico

O Aeroporto de Cacoal começou a ser construído em fevereiro de 2002. Em dezembro de 2004 foi encerrada a pista de pouso e decolagem, medindo 45 x 2.100 metros. Em 2008 foram executados a pista de táxi e o pátio de aeronave. Nos três pavimentos foram utilizados quase 14 mil metros cúbicos de massa asfáltica. Entre 2008 e 2009 foi construído o terminal de passageiros, com capacidade para 150 pessoas; com espaço para quatro empresas de transportes, além de área de espera e lanchonete. O terminal conta também com esteira para malas, detector de metal, equipamento de raio-x e sistema de vigilância com câmeras. No mesmo período foi executado o pátio de estacionamento de veículos, a urbanização e a cerca numa área de 600 x 3.000 metros. No total, seis empreiteiras trabalharam em toda obra, empregando cerca de 300 operários.

Fonte: A/I DER

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