Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo cria comissão para o funcionamento do Hospital de Cacoal


 
O Governo do Estado está empenhado em colocar em funcionamento o Hospital Regional de Cacoal (HRC) o mais rápido possível. Para tanto, na última sexta-feira, 16, a secretária adjunta de Saúde, doutora Josefa Lourdes Ramos, esteve no local para acompanhar o andamento dos trabalhos no HRC e no banco de sangue de Cacoal. A previsão é de que as duas unidades estejam em funcionamento nos próximos meses.

Na oportunidade, uma comissão composta por profissionais de saúde, foi criada com a finalidade de colocar o hospital em funcionamento e formar o quadro de recursos humanos. Com o advento do concurso público serão contratados aproximadamente 1.400 profissionais para trabalhar no HRC.

De acordo com a secretária-adjunta, assuntos como a contratação de servidores, capacitação após a contratação, recebimento de equipamentos, Fhemeron, parceria com Instituições de ensino superior, estratégias de trabalho e implantação dos serviços foram discutidos com a comissão responsável pela inauguração do hospital regional de Cacoal. “Estamos unindo esforços para que o HRC comece atender a partir de setembro de 2010”, destacou ela.

Contratação de servidores

Será definida junto a Secretaria de Estado de Administração (SEAD), a criação de uma comissão para definição de cronograma de contratação, posse, entrega de documentos e exames no local, ou seja, no próprio Hospital Regional de Cacoal.

Hospital Regional de Cacoal

O HRC, com 168 leitos, vai contar com assistência ambulatorial nas especialidades de ortopedia, cardiologia, pediatria, neurologia, cirurgia geral, vascular, pneumologia, neurocirurgia, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia; assistência diagnóstica com laboratórios de patologias clínicas de média e alta complexidade; além de assistência cirúrgica, composta de quatro salas cirúrgicas para procedimentos referenciados nas regiões de saúde. O Banco de Sangue será transformado em pólo regional. Ao entrar em funcionamento, vai atender à população do centro-sul do Estado, estimada em 800 mil pessoas dos municípios de Cacoal, Vilhena e Zona da Mata.

A retomada das obras do HRC foi um compromisso do Governo do Estado com a população de Rondônia para ampliar o atendimento aos serviços de Saúde, contribuindo para desafogar o atendimento na capital. Após 18 anos, a obra foi retomada com alocação de recursos da compensação ambiental das usinas do Madeira.

Para o secretário de Estado da Saúde, Dr Milton Moreira, o funcionamento do HRC vai melhorar a oferta de saúde para a população. Eficiência, economia, resolutividade, praticidade, todos estes requisitos estão inseridos nesta obra do Governo do Estado. “Com a parceria de serviços, através da pactução, Cacoal será referência em saúde, um verdadeiro complexo regional” frisou.

Fonte: Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam