Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo apresenta Plano Futuro em Guajará-Mirim


A região de Guajará-Mirim tem muitas particularidades por ser região de fronteiriça e de reservas ecológicas. O Plano FutuRo tem ações específicas para este região, onde de acordo com os dados levantados pelo IBGE no censo 2010, há municípios como Nova Mamoré que estão nos primeiros lugares do raking da pobreza extrema.

“A proposta do plano é trabalhar ações de acordo com a vocação de cada município” frisa Claudia Moura, que destaca ainda a importância de ouvir os anseios e problemas de cada localidade para que Plano atenda com eficiência as demandas de cada município.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Chicão, falou sobre a questão da revitalização e resgate da cultura e patrimônio material e imaterial da região, um dos projetos contemplado no Plano FutuRO. “Guajará- Mirim é uma cidade cultural, que concentra um grande número de trabalhadores da cultura, como artistas plásticos, dançarinos e artesãos, o Plano vai potencializar as ações da cultura e esporte em todo estado”, destaca Chicão.

De acordo com o secretário adjunto da Justiça, Zaquel Ramos, as ações do Plano FutuRO vem ao encontro com as ações da SEJUS é irá reduzir os problemas dos sistema prisional e sócio educativo.

Participou do debate o juiz da 2ª vara de cível da criança, adolescente e juventude, Paulo José do Nascimento. Ele disse que as ações do Plano para a erradicação da pobreza extrema vão resolver grande parte dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. “As situações de risco enfrentadas por crianças e adolescentes em sua maioria são reflexos da miséria em que vivem esse público. Estou muito esperançoso com esta proposta do governo de inclusão e desenvolvimento juntos”, observou Paulo do Nascimento.

Durante o debate a secretária Claudia Moura, acompanhada dos secretários da Cultura, Esporte, Lazer e Justiça, esclareceram as dúvidas da população de Guajará-Mirim e região, sobre os principais programas do Plano como transferência de renda, desenvolvimento do esporte, capacitação e oportunidade para primeiro emprego e inclusão da juventude nas políticas públicas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Gente de Opinião Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)