Quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 - 19h42
A região de Guajará-Mirim tem muitas particularidades por ser região de fronteiriça e de reservas ecológicas. O Plano FutuRo tem ações específicas para este região, onde de acordo com os dados levantados pelo IBGE no censo 2010, há municípios como Nova Mamoré que estão nos primeiros lugares do raking da pobreza extrema.
“A proposta do plano é trabalhar ações de acordo com a vocação de cada município” frisa Claudia Moura, que destaca ainda a importância de ouvir os anseios e problemas de cada localidade para que Plano atenda com eficiência as demandas de cada município.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Chicão, falou sobre a questão da revitalização e resgate da cultura e patrimônio material e imaterial da região, um dos projetos contemplado no Plano FutuRO. “Guajará- Mirim é uma cidade cultural, que concentra um grande número de trabalhadores da cultura, como artistas plásticos, dançarinos e artesãos, o Plano vai potencializar as ações da cultura e esporte em todo estado”, destaca Chicão.
De acordo com o secretário adjunto da Justiça, Zaquel Ramos, as ações do Plano FutuRO vem ao encontro com as ações da SEJUS é irá reduzir os problemas dos sistema prisional e sócio educativo.
Participou do debate o juiz da 2ª vara de cível da criança, adolescente e juventude, Paulo José do Nascimento. Ele disse que as ações do Plano para a erradicação da pobreza extrema vão resolver grande parte dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. “As situações de risco enfrentadas por crianças e adolescentes em sua maioria são reflexos da miséria em que vivem esse público. Estou muito esperançoso com esta proposta do governo de inclusão e desenvolvimento juntos”, observou Paulo do Nascimento.
Durante o debate a secretária Claudia Moura, acompanhada dos secretários da Cultura, Esporte, Lazer e Justiça, esclareceram as dúvidas da população de Guajará-Mirim e região, sobre os principais programas do Plano como transferência de renda, desenvolvimento do esporte, capacitação e oportunidade para primeiro emprego e inclusão da juventude nas políticas públicas.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)