Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo apresenta Plano Futuro em Guajará-Mirim


A região de Guajará-Mirim tem muitas particularidades por ser região de fronteiriça e de reservas ecológicas. O Plano FutuRo tem ações específicas para este região, onde de acordo com os dados levantados pelo IBGE no censo 2010, há municípios como Nova Mamoré que estão nos primeiros lugares do raking da pobreza extrema.

“A proposta do plano é trabalhar ações de acordo com a vocação de cada município” frisa Claudia Moura, que destaca ainda a importância de ouvir os anseios e problemas de cada localidade para que Plano atenda com eficiência as demandas de cada município.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Chicão, falou sobre a questão da revitalização e resgate da cultura e patrimônio material e imaterial da região, um dos projetos contemplado no Plano FutuRO. “Guajará- Mirim é uma cidade cultural, que concentra um grande número de trabalhadores da cultura, como artistas plásticos, dançarinos e artesãos, o Plano vai potencializar as ações da cultura e esporte em todo estado”, destaca Chicão.

De acordo com o secretário adjunto da Justiça, Zaquel Ramos, as ações do Plano FutuRO vem ao encontro com as ações da SEJUS é irá reduzir os problemas dos sistema prisional e sócio educativo.

Participou do debate o juiz da 2ª vara de cível da criança, adolescente e juventude, Paulo José do Nascimento. Ele disse que as ações do Plano para a erradicação da pobreza extrema vão resolver grande parte dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. “As situações de risco enfrentadas por crianças e adolescentes em sua maioria são reflexos da miséria em que vivem esse público. Estou muito esperançoso com esta proposta do governo de inclusão e desenvolvimento juntos”, observou Paulo do Nascimento.

Durante o debate a secretária Claudia Moura, acompanhada dos secretários da Cultura, Esporte, Lazer e Justiça, esclareceram as dúvidas da população de Guajará-Mirim e região, sobre os principais programas do Plano como transferência de renda, desenvolvimento do esporte, capacitação e oportunidade para primeiro emprego e inclusão da juventude nas políticas públicas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)