Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo apresenta Plano Futuro em Guajará-Mirim


A região de Guajará-Mirim tem muitas particularidades por ser região de fronteiriça e de reservas ecológicas. O Plano FutuRo tem ações específicas para este região, onde de acordo com os dados levantados pelo IBGE no censo 2010, há municípios como Nova Mamoré que estão nos primeiros lugares do raking da pobreza extrema.

“A proposta do plano é trabalhar ações de acordo com a vocação de cada município” frisa Claudia Moura, que destaca ainda a importância de ouvir os anseios e problemas de cada localidade para que Plano atenda com eficiência as demandas de cada município.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Chicão, falou sobre a questão da revitalização e resgate da cultura e patrimônio material e imaterial da região, um dos projetos contemplado no Plano FutuRO. “Guajará- Mirim é uma cidade cultural, que concentra um grande número de trabalhadores da cultura, como artistas plásticos, dançarinos e artesãos, o Plano vai potencializar as ações da cultura e esporte em todo estado”, destaca Chicão.

De acordo com o secretário adjunto da Justiça, Zaquel Ramos, as ações do Plano FutuRO vem ao encontro com as ações da SEJUS é irá reduzir os problemas dos sistema prisional e sócio educativo.

Participou do debate o juiz da 2ª vara de cível da criança, adolescente e juventude, Paulo José do Nascimento. Ele disse que as ações do Plano para a erradicação da pobreza extrema vão resolver grande parte dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. “As situações de risco enfrentadas por crianças e adolescentes em sua maioria são reflexos da miséria em que vivem esse público. Estou muito esperançoso com esta proposta do governo de inclusão e desenvolvimento juntos”, observou Paulo do Nascimento.

Durante o debate a secretária Claudia Moura, acompanhada dos secretários da Cultura, Esporte, Lazer e Justiça, esclareceram as dúvidas da população de Guajará-Mirim e região, sobre os principais programas do Plano como transferência de renda, desenvolvimento do esporte, capacitação e oportunidade para primeiro emprego e inclusão da juventude nas políticas públicas.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad