Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador reabre Residência Regional do DER


 
Porto Velho, 20 de fevereiro de 2011 - Depois de oito anos desativada, a Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Jaru foi reaberta na manhã deste sábado (19). A sede do órgão funcionará num terreno cedido pela prefeitura através de um contrato de comodato, pelo prazo de dez anos, assinado entre o governador Confúcio Moura, o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini, e o prefeito de Jaru, Jean Carlos. O evento contou com a presença da classe de produtores rurais e políticos da região. Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento, na Cooperativa Agrorural de Jaru (Cooaja).

No evento, o governador Confúcio anunciou a execução de 600 quilômetros de asfalto urbano para os 52 municípios do Estado, meta a ser cumprida num prazo de quatro anos. Disse ainda que, caso haja a parceria das prefeituras, esse número poderá chegar a mil quilômetros de vias urbanas pavimentadas.

Confúcio disse que a cidade de Jaru receberá neste ano dez quilômetros de asfalto urbano. Porto Velho ganhará 40 quilômetros. Ele afirmou ainda que, se houver parcerias com as prefeituras, Jaru poderá receber 20 km e a capital 100km de vias pavimentadas.

Confúcio falou também de outros setores, como a segurança, a saúde e a educação. Disse que está descontente com o índice de criminalidade em Rondônia e que as devidas providências estão sendo tomadas.
 

Promessa cumprida

Sobre a reativação da Residência Regional de Jaru, Confúcio afirmou que foi um compromisso de campanha. Durante as eleições esteve em Jaru e foi cobrado sobre a Regional do DER na cidade. “Prometi reimplantá-la e a “dívida” com a população foi quitada”, brincou o governador, que afirmou estar contente com o trabalho desenvolvido pelo engenheiro Lúcio Mosquini.


Proximidade

Na visão do diretor-geral do Departamento, a reabertura da Residência do DER em Jaru representa a proximidade do Governo com a comunidade rural, e a agilidade no atendimento, haja vista que não haverá necessidade de deslocamento de máquinas de outras cidades. Antes do evento, logo pela manhã, Mosquini comandou um desfile das máquinas pela cidade, as quais irão compor a regional. Serão 14 unidades: 4 motoniveladoras; 4 caçambas; 1 caminhão-pipa; 1 retroescavadeira; 1 trator de pneu; 1 trator esteira; 1 melosa (caminhão para abastecimento) e 1 pá carregadeira.

Mosquini destacou o trabalho do DER, que é responsável pela manutenção de aproximadamente 10 mil quilômetros de estradas, seja asfalto ou linhas vicinais, em todo Estado. Lembrou que recentemente foi a Brasília tentar viabilizar R$ 12 milhões para o asfaltamento do Anel Viário em Ji-Paraná.

O prefeito Jean Carlos enfatizou que a força do desenvolvimento está na produção e que a região de Jaru está recebendo a atenção do Governo. O senador Valdir Raupp afirmou que a esperança dos prefeitos está no DER, pois a prefeituras não têm recurso para a recuperação de estradas. A deputada federal Marinha Raupp afirmou que Confúcio está fazendo um governo de respeito ao cidadão.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)