Sábado, 21 de setembro de 2013 - 09h59
O 1º tenente Regis Wellington Braguin Silvério assumiu, nesta sexta-feira (20), o comando da Quarta Companhia da Polícia Militar, do Sétimo Batalhão em Buritis. O governador Confúcio Moura participou da solenidade, acompanhado de outras autoridades e de cadetes da Guarda Mirim. Braguin assumiu em lugar do capitão Alexandre Faria Gonzaga, que esteve a frente da Companhia por quase 12 anos e retorna para a sede do Batalhão em Ariquemes.
O tenente Braguin foi admitido na Polícia Militar como soldado e com o passar dos anos foi galgando vários degraus, através de cursos especiais, até chegar ao oficialato. Está em Buritis há muitos anos e conhece bem os problemas que envolvem a localidade, que já foi considerada uma das 30 cidades mais violentas do país, mas hoje tem um dos mais baixos índices de criminalidade que já se conheceu em Buritis.
Presentes a solenidade, autoridades civis e militares de Porto Velho e de Buritis. O governador Confúcio Moura, ao fazer um breve discurso destacou sua satisfação em ver a ascensão do novo comandante da 4ª Cia, cuja trajetória ele conhece desde que o militar era ainda muito jovem e disse ter ficado lisonjeado ao receber o convite da família para a cerimônia. Referindo-se a situação de Buritis, o governador disse que o novo comando vai dar continuidade ao processo de pacificação do município. Confúcio Moura mencionou os 120 dias sem o registro de nenhum homicídio em Buritis e disse tratar-se de motivo de comemoração. Para o governador, assim como o capitão Faria, o tenente Braguin vai continuar promovendo a pacificação com a justiça para deter cada vez mais os índices de criminalidade.
Para o secretário Marcelo Bessa, titular da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), lembrou que o plano elaborado para combater a criminalidade, envolvendo as Policias Civil, Militar e a Força Nacional, deu resultado e hoje o Vale do Jamari vive um clima de paz, lembrando o apoio irrestrito do governo estadual, especialmente nos últimos dois anos. E que ainda há a previsão de novos investimentos na região, como por exemplo, a implantação de uma Unidade de Inteligência de Fronteira, envolvendo as duas corporações e do sistema de vigilância, através de câmeras, o que deverá acontecer no próximo ano.
O coronel Paulo César de Figueiredo, comandante da Polícia Militar, destacou a importância da 4ª Companhia da PM em Buritis, e que todo o esforço foi feito para melhorar a área de segurança, como o aumento do efetivo de policias, que praticamente dobrou e as ações preventivas.
O capitão Faria se emocionou ao despedir-se da função que desempenhou ao longo de 11 anos e oito meses em Buritis. E disse ter o sentimento do dever cumprido.
O Capitão foi o responsável por algumas ações da Polícia Militar na região, como a elaboração de estudos para tratar a violência em Jacinópolis e Rio Pardo, e instituição da Guarda Mirim. Atuou em vários eventos de reintegração e posse de terra, apaziguando ânimos e evitando a violência. O militar recebeu homenagens da própria PM e da Câmara Municipal de Vereadores.
Fonte: Alice Thomaz
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)