Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador prestigia troca de comando na pm em buritis


O 1º tenente Regis Wellington Braguin Silvério assumiu, nesta sexta-feira (20), o comando da Quarta Companhia da Polícia Militar, do Sétimo Batalhão em Buritis. O governador Confúcio Moura participou da solenidade, acompanhado de outras autoridades e de cadetes da Guarda Mirim. Braguin assumiu em lugar do capitão Alexandre Faria Gonzaga, que esteve a frente da Companhia por quase 12 anos e retorna para a sede do Batalhão em Ariquemes.

O tenente Braguin foi admitido na Polícia Militar como soldado e com o passar dos anos foi galgando vários degraus, através de cursos especiais, até chegar ao oficialato. Está em Buritis há muitos anos e conhece bem os problemas que envolvem a localidade, que já foi considerada uma das 30 cidades mais violentas do país, mas hoje tem um dos mais baixos índices de criminalidade que já se conheceu em Buritis.

Presentes a solenidade, autoridades civis e militares de Porto Velho e de Buritis. O governador Confúcio Moura, ao fazer um breve discurso destacou sua satisfação em ver a ascensão do novo comandante da 4ª Cia, cuja trajetória ele conhece desde que o militar era ainda muito jovem e disse ter ficado lisonjeado ao receber o convite da família para a cerimônia. Referindo-se a situação de Buritis, o governador disse que o novo comando vai dar continuidade ao processo de pacificação do município. Confúcio Moura mencionou os 120 dias sem o registro de nenhum homicídio em Buritis e disse tratar-se de motivo de comemoração. Para o governador, assim como o capitão Faria, o tenente Braguin vai continuar promovendo a pacificação com a justiça para deter cada vez mais os índices de criminalidade.

Para o secretário Marcelo Bessa, titular da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), lembrou que o plano elaborado para combater a criminalidade, envolvendo as Policias Civil, Militar e a Força Nacional, deu resultado e hoje o Vale do Jamari vive um clima de paz, lembrando o apoio irrestrito do governo estadual, especialmente nos últimos dois anos. E que ainda há a previsão de novos investimentos na região, como por exemplo, a implantação de uma Unidade de Inteligência de Fronteira, envolvendo as duas corporações e do sistema de vigilância, através de câmeras, o que deverá acontecer no próximo ano.

O coronel Paulo César de Figueiredo, comandante da Polícia Militar, destacou a importância da 4ª Companhia da PM em Buritis, e que todo o esforço foi feito para melhorar a área de segurança, como o aumento do efetivo de policias, que praticamente dobrou e as ações preventivas.

O capitão Faria se emocionou ao despedir-se da função que desempenhou ao longo de 11 anos e oito meses em Buritis. E disse ter o sentimento do dever cumprido.

O Capitão foi o responsável por algumas ações da Polícia Militar na região, como a elaboração de estudos para tratar a violência em Jacinópolis e Rio Pardo, e instituição da Guarda Mirim. Atuou em vários eventos de reintegração e posse de terra, apaziguando ânimos e evitando a violência. O militar recebeu homenagens da própria PM e da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Alice Thomaz
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)