Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador prestigia troca de comando na pm em buritis


O 1º tenente Regis Wellington Braguin Silvério assumiu, nesta sexta-feira (20), o comando da Quarta Companhia da Polícia Militar, do Sétimo Batalhão em Buritis. O governador Confúcio Moura participou da solenidade, acompanhado de outras autoridades e de cadetes da Guarda Mirim. Braguin assumiu em lugar do capitão Alexandre Faria Gonzaga, que esteve a frente da Companhia por quase 12 anos e retorna para a sede do Batalhão em Ariquemes.

O tenente Braguin foi admitido na Polícia Militar como soldado e com o passar dos anos foi galgando vários degraus, através de cursos especiais, até chegar ao oficialato. Está em Buritis há muitos anos e conhece bem os problemas que envolvem a localidade, que já foi considerada uma das 30 cidades mais violentas do país, mas hoje tem um dos mais baixos índices de criminalidade que já se conheceu em Buritis.

Presentes a solenidade, autoridades civis e militares de Porto Velho e de Buritis. O governador Confúcio Moura, ao fazer um breve discurso destacou sua satisfação em ver a ascensão do novo comandante da 4ª Cia, cuja trajetória ele conhece desde que o militar era ainda muito jovem e disse ter ficado lisonjeado ao receber o convite da família para a cerimônia. Referindo-se a situação de Buritis, o governador disse que o novo comando vai dar continuidade ao processo de pacificação do município. Confúcio Moura mencionou os 120 dias sem o registro de nenhum homicídio em Buritis e disse tratar-se de motivo de comemoração. Para o governador, assim como o capitão Faria, o tenente Braguin vai continuar promovendo a pacificação com a justiça para deter cada vez mais os índices de criminalidade.

Para o secretário Marcelo Bessa, titular da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), lembrou que o plano elaborado para combater a criminalidade, envolvendo as Policias Civil, Militar e a Força Nacional, deu resultado e hoje o Vale do Jamari vive um clima de paz, lembrando o apoio irrestrito do governo estadual, especialmente nos últimos dois anos. E que ainda há a previsão de novos investimentos na região, como por exemplo, a implantação de uma Unidade de Inteligência de Fronteira, envolvendo as duas corporações e do sistema de vigilância, através de câmeras, o que deverá acontecer no próximo ano.

O coronel Paulo César de Figueiredo, comandante da Polícia Militar, destacou a importância da 4ª Companhia da PM em Buritis, e que todo o esforço foi feito para melhorar a área de segurança, como o aumento do efetivo de policias, que praticamente dobrou e as ações preventivas.

O capitão Faria se emocionou ao despedir-se da função que desempenhou ao longo de 11 anos e oito meses em Buritis. E disse ter o sentimento do dever cumprido.

O Capitão foi o responsável por algumas ações da Polícia Militar na região, como a elaboração de estudos para tratar a violência em Jacinópolis e Rio Pardo, e instituição da Guarda Mirim. Atuou em vários eventos de reintegração e posse de terra, apaziguando ânimos e evitando a violência. O militar recebeu homenagens da própria PM e da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Alice Thomaz
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)