Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Governador prestigia encontro dos profissionais da imprensa em Ariquemes


Convidado para ministrar a palestra de abertura do 1º Encontro dos Profissionais da Imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura destacou, na ocasião, a importância da liberdade de imprensa e divulgação das ações de governo para conhecimento de toda a sociedade. O evento aconteceu na manhã do sábado (18), na câmara de vereadores do município e contou com a presença de representantes da imprensa da região e de algumas lideranças políticas.

Organizador do evento, Alexandre Fernandes, falou que a ideia do encontro partiu da necessidade de oficializar o sindicato dos profissionais da imprensa da região do Vale do Jamari. “A classe precisa de ações de fortalecimento e estar unida de uma forma organizada”. Ele disse que a ideia de convidar o governador para a abertura do encontro se deu por ser a maior autoridade do Estado e por ser também morador da cidade, sendo que sua presença em muito honra a classe de jornalistas.

Com a abordagem do tema relacionado à liberdade de imprensa e o uso da informação como ponto de referência para dar amplitude às ações públicas, Confúcio Moura iniciou sua palestra fazendo um resumo sobre a liberdade de expressão na administrações presidenciais de Juscelino Kubistschek e Jânio Quadros. Posteriormente veio a censura, exemplificou, que restringiu a opinião mas superou essa condição e é, “na atualidade, item fundamental da democracia”, não existindo, em sua opinião, “democracia sem imprensa livre”.

“Investigar, aperfeiçoar, e melhorar”, foram palavras que o governador citou para definir sua relação com a imprensa como governador do estado. “A imprensa séria é tratada em nosso governo com credibilidade, e muito tem acrescentado a administração do estado”.

Confúcio relatou que desde que ingressou no meio político valoriza o profissional da comunicação, trabalhando com uma boa equipe de profissionais que cuidam de toda a assessoria de imprensa. Adepto da informação “on line”, disse que possuiu perfil oficial nas redes sociais como facebook e twitter, e deu alguns exemplos sobre a velocidade da informação instantânea estimulada pelo crescimento das redes sociais. “Com o fortalecimento das redes sociais, qualquer um pode ser um comunicador. Tudo que se escreve e posta na rede pode ter um conseqüência, seja ela boa ou ruim”, relatou.

Osmar Silva, diretor de Comunicação Social do governo da Cooperação, foi o responsável pelo relato da parte histórica do jornalismo no estado. Pioneiro na profissão, Osmar contou sobre o surgimento dos primeiros transmissores de rádio, e Ariquemes contou com a terceira rede instalada, que funciona até a atualidade.

Como diretor de comunicação do estado, Osmar falou do “papel do jornalista” como geradores de opinião e responsáveis pela orientação e informação da população. Osmar disse que os jornalistas são libertários por natureza, são pessoas que estão à frente de causas que sempre trazem modificações estruturais na sociedade.

O evento contou ainda com palestras dos comandantes regionais do Corpo de Bombeiros Militar e da Policia Militar, do delegado geral da Policia Civil na região, que destacaram o papel da imprensa junto às ações de segurança pública; do presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia; presidente do Sinjor e outras autoridades políticas.

Fonte: Daniele Basso / Decom

Mais Sobre Municípios

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, realizou nesta quarta-feira, 18, uma carreata alusiv

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

A ordem de serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Igarapé, zona Leste de Porto Velho, foi assinada na noite da última segunda-feira