Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador prestigia encontro dos profissionais da imprensa em Ariquemes


Convidado para ministrar a palestra de abertura do 1º Encontro dos Profissionais da Imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura destacou, na ocasião, a importância da liberdade de imprensa e divulgação das ações de governo para conhecimento de toda a sociedade. O evento aconteceu na manhã do sábado (18), na câmara de vereadores do município e contou com a presença de representantes da imprensa da região e de algumas lideranças políticas.

Organizador do evento, Alexandre Fernandes, falou que a ideia do encontro partiu da necessidade de oficializar o sindicato dos profissionais da imprensa da região do Vale do Jamari. “A classe precisa de ações de fortalecimento e estar unida de uma forma organizada”. Ele disse que a ideia de convidar o governador para a abertura do encontro se deu por ser a maior autoridade do Estado e por ser também morador da cidade, sendo que sua presença em muito honra a classe de jornalistas.

Com a abordagem do tema relacionado à liberdade de imprensa e o uso da informação como ponto de referência para dar amplitude às ações públicas, Confúcio Moura iniciou sua palestra fazendo um resumo sobre a liberdade de expressão na administrações presidenciais de Juscelino Kubistschek e Jânio Quadros. Posteriormente veio a censura, exemplificou, que restringiu a opinião mas superou essa condição e é, “na atualidade, item fundamental da democracia”, não existindo, em sua opinião, “democracia sem imprensa livre”.

“Investigar, aperfeiçoar, e melhorar”, foram palavras que o governador citou para definir sua relação com a imprensa como governador do estado. “A imprensa séria é tratada em nosso governo com credibilidade, e muito tem acrescentado a administração do estado”.

Confúcio relatou que desde que ingressou no meio político valoriza o profissional da comunicação, trabalhando com uma boa equipe de profissionais que cuidam de toda a assessoria de imprensa. Adepto da informação “on line”, disse que possuiu perfil oficial nas redes sociais como facebook e twitter, e deu alguns exemplos sobre a velocidade da informação instantânea estimulada pelo crescimento das redes sociais. “Com o fortalecimento das redes sociais, qualquer um pode ser um comunicador. Tudo que se escreve e posta na rede pode ter um conseqüência, seja ela boa ou ruim”, relatou.

Osmar Silva, diretor de Comunicação Social do governo da Cooperação, foi o responsável pelo relato da parte histórica do jornalismo no estado. Pioneiro na profissão, Osmar contou sobre o surgimento dos primeiros transmissores de rádio, e Ariquemes contou com a terceira rede instalada, que funciona até a atualidade.

Como diretor de comunicação do estado, Osmar falou do “papel do jornalista” como geradores de opinião e responsáveis pela orientação e informação da população. Osmar disse que os jornalistas são libertários por natureza, são pessoas que estão à frente de causas que sempre trazem modificações estruturais na sociedade.

O evento contou ainda com palestras dos comandantes regionais do Corpo de Bombeiros Militar e da Policia Militar, do delegado geral da Policia Civil na região, que destacaram o papel da imprensa junto às ações de segurança pública; do presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia; presidente do Sinjor e outras autoridades políticas.

Fonte: Daniele Basso / Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)