Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 - 13h48
Convidado para ministrar a palestra de abertura do 1º Encontro dos Profissionais da Imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura destacou, na ocasião, a importância da liberdade de imprensa e divulgação das ações de governo para conhecimento de toda a sociedade. O evento aconteceu na manhã do sábado (18), na câmara de vereadores do município e contou com a presença de representantes da imprensa da região e de algumas lideranças políticas.
Organizador do evento, Alexandre Fernandes, falou que a ideia do encontro partiu da necessidade de oficializar o sindicato dos profissionais da imprensa da região do Vale do Jamari. “A classe precisa de ações de fortalecimento e estar unida de uma forma organizada”. Ele disse que a ideia de convidar o governador para a abertura do encontro se deu por ser a maior autoridade do Estado e por ser também morador da cidade, sendo que sua presença em muito honra a classe de jornalistas.
Com a abordagem do tema relacionado à liberdade de imprensa e o uso da informação como ponto de referência para dar amplitude às ações públicas, Confúcio Moura iniciou sua palestra fazendo um resumo sobre a liberdade de expressão na administrações presidenciais de Juscelino Kubistschek e Jânio Quadros. Posteriormente veio a censura, exemplificou, que restringiu a opinião mas superou essa condição e é, “na atualidade, item fundamental da democracia”, não existindo, em sua opinião, “democracia sem imprensa livre”.
“Investigar, aperfeiçoar, e melhorar”, foram palavras que o governador citou para definir sua relação com a imprensa como governador do estado. “A imprensa séria é tratada em nosso governo com credibilidade, e muito tem acrescentado a administração do estado”.
Confúcio relatou que desde que ingressou no meio político valoriza o profissional da comunicação, trabalhando com uma boa equipe de profissionais que cuidam de toda a assessoria de imprensa. Adepto da informação “on line”, disse que possuiu perfil oficial nas redes sociais como facebook e twitter, e deu alguns exemplos sobre a velocidade da informação instantânea estimulada pelo crescimento das redes sociais. “Com o fortalecimento das redes sociais, qualquer um pode ser um comunicador. Tudo que se escreve e posta na rede pode ter um conseqüência, seja ela boa ou ruim”, relatou.
Osmar Silva, diretor de Comunicação Social do governo da Cooperação, foi o responsável pelo relato da parte histórica do jornalismo no estado. Pioneiro na profissão, Osmar contou sobre o surgimento dos primeiros transmissores de rádio, e Ariquemes contou com a terceira rede instalada, que funciona até a atualidade.
Como diretor de comunicação do estado, Osmar falou do “papel do jornalista” como geradores de opinião e responsáveis pela orientação e informação da população. Osmar disse que os jornalistas são libertários por natureza, são pessoas que estão à frente de causas que sempre trazem modificações estruturais na sociedade.
O evento contou ainda com palestras dos comandantes regionais do Corpo de Bombeiros Militar e da Policia Militar, do delegado geral da Policia Civil na região, que destacaram o papel da imprensa junto às ações de segurança pública; do presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia; presidente do Sinjor e outras autoridades políticas.
Fonte: Daniele Basso / Decom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)